Falando em Família


OLHANDO PARA DENTRO DE CASA

Falando em família é como aquele álbum de fotos, ou das coisas onde se lembra toda a história de nossa Família Paulina. Aqui cabem eventos, história, testemunhos, tudo o que faz a nossa caminhada ser única e ao mesmo tempo feita de tantos olhares.


Bem Aventurado Timóteo Giaccardo


Nasceu em Narzole, Itália, a 13 de junho de 1896. Foi batizado na tarde do mesmo dia e recebeu o nome de José. Logo após, foi consagrado a Maria Santíssima e revestido com o escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Enquanto criança, participava assiduamente da Igreja com a família e, destacava-se por sua piedade, inocência e seriedade. Chegava sempre cedo na Igreja, todos os dias, para ajudar na missa e comungar.

Ingressou no seminário de Alba, onde afloravam suas virtudes de piedade, estudo, delicadeza de consciência (fugindo das mínimas ocasiões de falta e pecado) e disciplina. Aos olhos de seus superiores ficava claro que o Espírito Santo trabalhava livremente em sua alma.

Depois de passar por um período de discernimento, deixou o seminário de Alba e ingressou na Pia Sociedade São Paulo (Padres e Irmãos Paulinos), a 4 de julho de 1917. Como Paulino recebeu o nome de Timóteo Giaccardo. Assumiu a responsabilidade de ser mestre dos primeiros jovens. Era estimado, seguido, escutado e venerado por todos.

Giaccardo sempre fora entusiasta do apostolado dos meios de comunicação social, ao qual se dedicou com afinco. Foi o fundador da segunda casa dos Paulinos, em Roma, e braço direito do fundador. Padre Tiago Alberione afirmou certa vez que Timóteo era o “coração e a alma” da Família Paulina.

Como jornalista, colaborou em várias publicações e dirigiu quatro periódicos. Era chamado, e era verdadeiramente, Senhor mestre. Representava e imitava em tudo ao Senhor: no altar, no confessionário, no púlpito, nas aulas, no recreio, nos relacionamentos, no apostolado e em sua vida pessoal.

Ofereceu sua vida pela aprovação da congregação das Irmãs Discípulas do Divino Mestre. Quando estava próximo de morrer dizia: "É necessário viver na caridade! É a forma de saborear a doçura, a alegria e o fruto da vida religiosa".
O Senhor o chamou à vida eterna a 24 de janeiro de 1948, véspera da Festa da Conversão de São Paulo. A memória do Bem-aventurado Timóteo Giaccardo ocorreu no dia 22 de outubro, aniversário de sua beatificação pelo Papa João Paulo II, em 1989.

Oração:
 
"Que o Espírito Santo nos invada e nos guie para Deus e para a vida eterna. Sejamos cidadãos do céu, sejamos homens de eternidade. Que através de nossas palavras e de nossas obras se propague eficazmente e sempre em todos e em todo lugar, o mistério da vida eterna."

Bem-aventurado Timóteo Giaccardo



Majorino Vigolungo





Majorino Vigolungo nasceu a 6 de maio de 1904 em Benvello, norte da Itália. Filho de trabalhadores rurais, não admitia a mediocridade. Ingressou nos Padres e Irmãos Paulinos a 15 de outubro de 1916, com apenas 12 anos.
Seu ideal de vida era alcançar a santidade o mais rápido possível, ser padre e ser apóstolo da boa imprensa. Ficou conhecido na Família Paulina pela seguinte máxima: “progredir um pouquinho a cada dia”.
Amante da Eucaristia, dedicou-se à vocação e missão dos Paulinos com grande entusiasmo, até que em 1918, no dia 27 de julho, vítima de meningite, veio a falecer enquanto era assistido por Padre Alberione. Suas últimas palavras foram: “cumprimente a todos os meus companheiros, diga-lhes que rezem por mim e que nos encontraremos todos no céu”. Considerado patrono dos Aspirantes Paulinos, foi declarado venerável no dia 28 de março de 1988, pelo Papa João Paulo II.

ORAÇÃO

Jesus Mestre, Pastor e Sacerdote, tu enriqueceste o Venerável Majorino Vigolungo de sabedoria, dedicação e zelo: a Igreja possa alegrar-se pelo dom da sua glorificação. Por sua intercessão eu alcance esta graça que agora peço com grande confiança...

Majorino, tu viveste na intimidade da Santa Família de Jesus, Maria e José, com humildade na mente, pureza de coração e santidade de vida, obtém que nas tuas pegadas eu possa participar na edificação da comunidade cristã. Amém.



Jubileu de Ouro de Pe. Vittorio Saraceno ssp


 
“Não tendo ainda chegado ao prêmio, à perfeição, procuro esquecer o que está para trás e lanço-me para frente” (cf. Fl 3,13s).
 
Tiveram início este sábado, 09/06/2012, às 16:30 horas, as comemorações do Jubileu de Ouro de Pe. Vittorio Saraceno ssp.

Numa missa "particular" com alguns membros dos Institutos de Vida Secular Consagrada, dos quais é um dos Delegados no Brasil, Pe. Vittorio partilhou com os presentes sua alegria e gratidão a Deus, pelos 50 anos de vida sacerdotal na Pia Sociedade de São Paulo.

Sacerdote missionário, Pe. Vittorio hoje acompanha os Institutos São Gabriel Arcanjo e Nossa Senhora da Anunciação, o primeiro para rapazes, e o segundo para moças.
Ordenado em 1º de julho de 1962, no Santuário da Rainha dos Apóstolos, em Roma,  Pe. Vittorio recebeu o Sacramento da Ordem na presença de Pe. Alberione, fundador da Família Paulina.

Segue biografia assinada por Visa ssp.

De família católica e praticante, Vittorio Saraceno nasceu a Ripacandida (Potenza/Basilicata, sul da Itália), aos 18 de setembro de 1934, quinto de sete irmãos. Frequentou os primeiros estudos em sua terra natal. Em 1946 entrou na Congregação dos Paulinos, em Roma. O contato com o apostolado da comunicação social e, sobretudo, a convivência com o fundador, Pe. Tiago Alberione, serviram para definir sua vocação paulina. Estudou colegial, filosofia e teologia. Em 1962, com mais 24 diáconos, foi ordenado sacerdote na Cripta do Santuário Rainha dos Apóstolos que havia visto levantar-se em cumprimento de um voto de Pe. Tiago Alberione. Depois de breve período lhe se apresentou a proposta. “Por curiosidade” o superior da Província da Itália lhe perguntou se iria ao Brasil como missionário. Talvez o superior esperasse de Pe. Vittorio muitos “mas, porém, como?”; ele respondeu com muita alegria, feliz pela proposta, e nunca se arrependeu: “Sim”. Aos 18 de outubro, festa do grande missionário São Lucas, Pe. Vittorio embarcou nas Aerolineas Argentinas. Passou por Madri, Dakar, Recife, Rio, e na tarde do dia 19 de outubro foi recebido com muita alegria pela Comunidade da Cidade Paulina de São Paulo.

Inicia-se para ele a nova experiência em terra de Santa Cruz. Devia substituir um padre destinado à Alemanha. As entregas foram rápidas e incompletas. Pe. Vittorio entra em contato com a nova realidade: responsável da gráfica, sem conhecer todo o mecanismo, sem saber sequer uma palavra de português, sem telefone, longe da cidade e longe da pátria. Mas, jovem como era, havia nele grande entusiasmo e grande fé. Por própria conta estudou o português. Depois de um mês assumiu a capelania das Pias Discípulas do Divino Mestre. Foram dez anos seguidos. Em 1971 estava surgindo, ao lado da Casa das Irmãs, um bairro, Jardim Boa Vista. Os recém-chegados descobriram o convento e pediram para participar da celebração da Santa Missa aos domingos. As irmãs acolheram estes novos “religiosos”. Pelo número sempre crescente foi necessário um lugar maior onde pudessem receber todos os confortos espirituais. No início foi uma sala, mas logo se revelou insuficiente e as irmãs puseram a disposição um salão que se transformou em capela. Pe. Vittorio, que já havia iniciado esta nova atividade, recebeu todas as bênçãos e faculdades do Bispo de Osasco, D. Francisco Manuel Vieira. 

Assim continuava o dia a dia, entre gráfica e ministério sacerdotal junto à “Comunidade Divino Mestre”. Pe. Vittorio lembra estes anos como anos abençoados por Deus. A Comunidade Divino Mestre funcionava como verdadeira paróquia: administração do Batismo, da Primeira Comunhão, do Matrimônio, encontro de jovens, encontro de casais... Os habitantes do bairro respondiam com muita generosidade e com não pouco sacrifício aos apelos do Mestre Divino. Como estava nos inícios, o bairro era carente de tudo: água, esgoto, asfalto, luz... 

Depois de 15 anos de gráfica Pe. Vittorio foi obrigado a pedir demissão, inclusive pelo perigo de perder a vista. Um dos trabalhos mais exigentes tinha sido a digitação e paginação de toda a Bíblia de Jerusalém. Foi então transferido, em janeiro de 1982, para o Rio de Janeiro, como diretor da Livraria. Nova experiência abençoada por Deus. Mas durou só um ano, sendo logo transferido, aos 25 de janeiro de 1983, dos 40 graus do Rio aos 4 graus de Lisboa. Foi um grande sofrimento, físico também. Devia assumir a Comunidade Paulina como primeiro superior regional. As dificuldades não faltaram por todo o tempo que aí esteve, três anos e meio. Em Portugal inicia sua experiência com dois grupos do Instituto Nossa Senhora da Anunciação (Anunciatinas). O Instituto Santa Família surgiu nestes anos. 

A perspectiva de voltar para o Brasil era real, mas por uma “emergência” surgida em Venezuela, Pe. Vittorio, em agosto de 1986, mais uma vez, na obediência, aceita a nova sede. Um dos membros na época fora eleito Conselheiro Geral. Terminado o prazo de seis anos voltou para a Venezuela, e Pe. Vittorio, em agosto de 1992, volta para Roma. Aqui pôde aproveitar de um bom ano para dedicar-se ao estudo de algumas matérias de teologia e de Bíblia na Gregoriana de Roma. 

O Brasil ficou mais perto. Em agosto de 1993 voltou para o Brasil, onde está atualmente. Por alguns anos se dedicou à diagramação de livros no departamento de fotocomposição, depois surgiu a necessidade, em vista da Faculdade de Comunicação Social FAPCOM — que estava sendo construída —, de preparar a Biblioteca. Foram 40 mil volumes catalogados e entregues à nova Faculdade. 

Nem havia terminado este trabalho que o superior provincial lhe oferece a possibilidade de iniciar e organizar os quatro Institutos Paulinos de vida secular consagrada: Jesus Sacerdote, Nossa Senhora da Anunciação, São Gabriel Arcanjo e Santa Família. Iniciou a tradução dos Estatutos e de alguns opúsculos, a preparação de alguns fôlderes e os primeiros textos de divulgação. 

Hoje os Institutos são gratificante realidade, graças à generosidade dos vocacionados. “O bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina — bem sabe Pe. Vittorio —, está guiando os membros dos Institutos no caminho da perfeição”. 

Comemorando os 50 anos de sacerdócio, Pe. Vittorio Saraceno reconhece que há ainda muita estrada a percorrer. A Mãe dos Sacerdotes e Rainha dos Apóstolos tudo vela com carinho. A exemplo de São Paulo e de Pe. Alberione, ele “se lança para frente”: “Não tendo ainda chegado ao prêmio, à perfeição, procuro esquecer o que está para trás e lanço-me para frente” (cf. Fl 3,13s). 


O padrinho espiritual da Família Paulina





CÔNEGO FRANCISCO CHIESA - 14 de junho
Padrinho espiritual da Família Paulina
Francisco Chiesa nasceu em Cúneo, Itália, a 2 de Abril de 1874. Após terminar os estudos no Seminário de Alba, doutorou-se em Filosofia, Teologia e Direito Eclesiástico. Como sacerdote diocesano, foi professor no seminário de Alba onde conheceu Alberione ainda seminarista.
Pessoa de grande inteligência, exímio pregador e famoso por sua direção espiritual esclarecedora, foi responsável por auxiliar e aconselhar grande número de padres em sua diocese, inclusive o próprio Padre Alberione.
Por suas diversas qualidades, Padre Tiago Alberione o intitulou “padrinho espiritual” da Família Paulina. Recebeu dele conselhos e sempre contou com seu apoio na fundação e desenvolvimento da Família Paulina.
Tal era sua familiaridade de Cônego Francisco Chiesa com as fundações de Padre Alberione, que se considerava, ele próprio, um Paulino legítimo, e sentia-se orgulhoso por isso. Faleceu no dia 14 de junho de 1946 e foi proclamado venerável no dia 11 de dezembro de 1987.
ORAÇÃO
Jesus Mestre, Pastor e Sacerdote, tu enriqueceste o Venerável Francisco Chiesa de sabedoria, dedicação e zelo: a Igreja possa alegrar-se pelo dom da sua glorificação. Por sua intercessão eu alcance esta graça que agora peço com grande confiança...
Francisco, tu viveste na intimidade da Santa Família de Jesus, Maria e José, com humildade na mente, pureza de coração e santidade de vida, obtém que nas tuas pegadas eu possa participar na edificação da comunidade cristã. Amém.



Segundo Dia Paulino

 

Aconteceu, no dia 15 de abril de 2012, na Cidade Paulina (Seminário), em São Paulo, o Segundo Dia Paulino. Pensado para ser um momento de reflexão do Carisma Paulino, em face do triênio preparatório para o Centenário da Família Paulina, já em curso, este encontro contou com a presença de mais de 150 membros da Família.


O tema do dia foi "O segredo de êxito", ou seja, uma oração composta por Pe. Alberione que faz parte do compromisso assumido por cada paulino na certeza de que Jesus Mestre, como fez a Alberione, dará as graças e luzes necessárias para o total cumprimento da Sua vontade.

O pregador foi Pe. Antônio F. da Silva ssp, que reuniu detalhes da história e do conteúdo do "Segredo de êxito", e fez uma análise da oração segundo o momento de sua criação e particularidades da época, com a missão e a resposta dada pelos paulinos hoje.

 
Foi ressaltada a humildade e fé do Fundador que numa época de poucos recursos e guerras mundias ousou, além das possibilidades. Com espírito apostólico arrojado, e confiando na Divina Providência, formou uma família religiosa que inovou os métodos de evangelização da Igreja, utilizando os meios de comunicação social para tanto. Foi um dia muito fecundo, pois na avaliação dos presentes houve uma reflexão bastante oportuna do sentido e da vocação paulina.





RELÍQUIA

Foto de Pe. Alberione celebrando um Matrimônio



Nosso Fundador celebra um Matrimônio.
Quem são os noivos ?  Quando aconteceu isto?
Não importa! Aqui cabe olhar para estas mãos sacerdotais que se unem em oração em favor deste casal anônimo, que troca as alianças diante dele, e de Deus na figura dele.
O Bem Aventurado Tiago Alberione aqui cumpre suas funções sacerdotais sempre com aquela mesma compenetração que o caracterizou como presbítero zeloso, sempre focado em dar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida a todos quantos se aproximassem dele.
A lembrança destes homens, sua história, suas escolhas falam de corações que se deixaram tomar pela paixão Naquele que não passa.
Hoje, olhando esta foto antiga penso na beleza de uma vocação acolhida, e vivida com amor. Penso nos homens e mulheres de todos os tempos, que se lançaram intrepidamente na aventura de seguir o Mestre Divino...
Todos eles foram e são felizes, porque escolheram a melhor parte, e esta não lhes foi, e não lhes será tirada.
Que o Bem Aventurado Tiago Alberione interceda por nós, pelas famílias de hoje, pela Família Paulina, pelos Institutos de Vida Secular Consagrada, por aquelas que descobriram sua vocação ao amor e ao serviço, e  por aquelas que ainda não conhecem o amor de Deus.
Que você, seja lá quem for, seja um com Cristo, como ele foi!!
                                                                                                                                              Malu