quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Vigilantes para a vinda do Senhor



“O Senhor descerá com esplendor para visitar o seu povo e fazê-lo viver a vida eterna”. (Mc 13, 37)

O Senhor vem visitar-nos, trazer-nos a paz, dar-nos a vida eterna prometida. E deve encontrar-nos como na parábola do servo prudente que não dorme durante a ausência do seu amo e que, quando o seu amo regressa, o encontra no seu ligar, entregue à sua tarefa.
O Senhor vem a nós e devemos aguardar a sua chegada com espírito vigilante, não assustados com quem é surpreendido praticando o mal, nem distraídos como quem tem o coração posto unicamente nos bens da terra, mas atentos e alegres como quem há muito tempo aguarda uma pessoa querida. 

Vigiar é, sobretudo, amar. Pode haver dificuldades para que o nosso amor se mantenha desperto: o egoísmo, a falta de mortificação e de temperança ameaçam sempre a chama que o Senhor acende constantemente no nosso coração. Por isso é preciso avivá-la sempre, sacudir a rotina, lutar.

É necessário permanecermos vigilantes contra os inimigos de Deus, mas também contra a cumplicidade a que nos induzem as nossas más inclinações: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mt 26, 41)

A nossa vigilância deve concentrar-se nas pequenas coisas que preenchem o dia, pois a pequenas coisas costumam ser a antessala das grandes. A purificação da alma não é uma tarefa meramente negativa, nem se propõe somente evitar o que esteja na fronteira do pecado; pelo contrário. Consiste em saber privar-nos, por amor de Deus, do que seria lícito não nos privarmos.

E na nossa oração fazemos propósitos concretos de esvaziar o nosso coração de tudo o que não agrade o Senhor, de cumulá-lo de amor a Deus com provas constantes de afeto por Ele – como fizeram a Virgem Santíssima e São José.

Suplicamos à Virgem Maria que a nossa vida seja sempre tal como pedia São Paulo aos primeiros cristãos de Éfeso: “um caminhar no amor”.(Ef 5, 2-5)

Francisco Fernandez Carvajal

Nenhum comentário:

Postar um comentário