domingo, 20 de novembro de 2022

Santíssimo Sacramento: um presente que seria tolice recusar ou negar


"Temos que tirar Jesus Eucarístico do esquecimento para recolocá-Lo no topo da sociedade cristã para que a dirija e salve". (São Pedro Julião Eymard)

No número 165 do "Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia, Princípios e Orientações"  diz-se da Adoração ao Santíssimo Sacramento:

A Adoração ao Santíssimo Sacramento pode ser feita de várias maneiras.

- uma simples visita ao Santíssimo Sacramento reservado no Sacrário: um breve encontro com Cristo, motivado pela Fé na Sua Presença, e caracterizado pela oração silenciosa;

- adoração diante do Santíssimo exposto: segundo as normas litúrgicas, no ostensório ou na píxide, por tempo prolongado ou breve;

- a chamada Adoração Perpétua ou de Quarenta Horas, que envolve toda a comunidade religiosa, uma Associação Eucarística ou uma comunidade paroquial, ocasião para numerosas expressões de piedade eucarística.

Para estes momentos de adoração, os fiéis devem ser encorajados a usar a Sagrada Escritura como um incomparável livro de oração; empregar hinos e orações apropriadas; familiarizar-se com algumas estruturas simples da liturgia das Horas, seguindo o ano litúrgico; permanecer em oração silenciosa. No entanto, devido ao estreito vínculo que une Maria a Cristo, a recitação do Rosário pode dar à oração uma profunda orientação cristológica, meditando os mistérios da Encarnação e da Redenção. 

Benefícios da Adoração Eucarística

 Um exemplo dos benefícios ocorreu aqui no Brasil. A Rede Marajó, rede depostos de combustíveis, construiu sete capelas em seus postos com o Santíssimo Sacramento no Sacrário, porque "a fé é o primeiro valor da nossa empresa", segundo as palavras de Janeth Vaz, diretora da Rede Marajó.

Ela explica: "Esse oásis já salvou pelo menos dois caminhoneiros do suicídio. O primeiro caminhoneiro chegou ao posto Nova Olinda, à noite muito desesperado e com uma arma porque queria tirar a própria vida. Ao avistá-lo, o vigia noturno levou-o à capela de Nossa Senhora das Graças, e ele permaneceu um tempo ali.

Quando saiu estava completamente diferente, e não tinha mais a intenção de se suicidar, e disse que ia até se desfazer da arma", lembrou a proprietária.

O outro caso, mais recente, ocorreu em Belém, na capela de Nossa Senhora de Nazaré. "Um sacerdote da região passou pelo local e pensou que a luz do sacrário havia se apagado, então ele entrou na capela para acendê-la, e viu um homem chorando.

O padre identificou-se e perguntou se poderia ajudá-lo. O homem contou que havia entrado na capela com a ideia de tirar a própria vida, mas disse a Deus: 'Se eu encontrar aqui um padre que ouça minha confissão, mudarei de ideia'. E nesse momento, o sacerdote entrou na capela. Após uma conversa e oração, ele mudou de ideia", contou Janeth.

Diversas vezes a desculpa para não ir adorar o Santíssimo Sacramento é a falta de tempo, todavia, gastamos nosso tempo em coisas de pouca importância. Por que não empregar mais o nosso tempo com Jesus Sacramentado? Se não pudermos estar fisicamente em uma capela com o Santíssimo exposto, voemos com nossa imaginação e alma, e adoremos a Ele à distância no Seu Sacramento de amor! 

Com informações catholicsatand.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário