quinta-feira, 4 de maio de 2023

Deus tem um plano a teu respeito

 
 
É difícil desejar a santidade e ter que conviver com os constantes reveses e derrocadas da alma no caminho para Deus. Devemos reconhecer o nosso nada, com certeza, mas nossa humanidade as vezes desanima. Vejamos o que nos diz o Pe. Pierre Charles, SJ, a respeito desse assunto:

"Deus tem um plano a teu respeito, não rígido e cego, mas flexível como a sua graça e sinuoso como a tua inconstância; ele te espera ainda na encruzilhada dos teus caminhos, e tu podes sempre subir com ele para a luz da Ressurreição. Faltaste-lhe? São Paulo também fez o mesmo. Chamava-se então Saulo de Tarso; mas a divina misericórdia em seus planos tirou-o do erro e do pecado para transformá-lo num vaso de eleição, e é por meio desse Apóstolo dos Gentios que veio até nós a fé. Será ele um diminuído nesse plano de misericórdia?

Pecastes gravemente, publicamente e vos tornastes um objeto de escândalo? A Igreja latina crê que a Madalena não foi menos culpada, e entretanto é a única santa em cuja festa se recita o Credo na missa, o que a Igreja não faz para as Virgens nem para os Pontífices, porque a sua fé em Cristo Redentor a salvou, e porque conquistou a admiração do coração de Deus. No plano da misericórdia  não é esta penitente elevada ao plano da inocência?

Continuemos a ladainha; veremos que todos os santos foram marcados com este selo divino: São Pedro, que só receberá o rebanho depois de haver renegado o Pastor; Santo Agostinho em quem brilhará a graça preveniente (que antecede) e a solicitude do Pastor pela ovelha extraviada; São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loiola, e todos os que voltaram, como o pródigo, não para serem admitidos entre os servos, mas para revestirem a túnica principal - stolam primam.

Aqueles que Deus ressuscita, cura-os não somente da morte, mas também da enfermidade que os fez morrer. Lázaro saído do túmulo não trazia a cor nem o cheiro de cadáver. Estava sentado à mesa, ceava, e os judeus vinham de Jerusalém para ver esse morto restituído à vida, e mais que à vida, à santidade.

"Ó Deus, que de modo admirável criastes a natureza humana, e de modo mais admirável ainda a reformastes", dizem os sacerdotes na missa...

A ilusão do irreparável deve ser banida de nossas almas. O próprio bom ladrão foi o primeiro a forçar as portas do céu e a exercer uma função eterna na Igreja. O impulso do arrependimento pode ser forte como a morte: saber-se perdoado é uma persuasão repleta de germes de virtude, e os que foram preservados como os que foram reparados devem, uns e outros, agradecer a Deus a graça de escol (o que é considerado melhor) que receberam".

Instituto Santa Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário