quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ano da Fé: o Instituto Santa Família navega em sintonia com a Igreja.



O nosso objeto de estudo deste segundo semestre, e que nos acompanhará até 2014, tem sido o Catecismo da Igreja Católica, em particular o Credo. Em sintonia com a o Ano da Fé, e com a comemoração dos 20 anos do Catecismo, temos feito, mês a mês, esta trajetória de aprofundamento nas verdades de nossa fé.
Nós, particularmente, temos sentido uma especial alegria em constatar que podemos professar o “eu creio” não de um modo superficial, mas sob verdades belíssimas, cheias de significado, e riquíssimas no sentido de ir às origens, e ao porquê da fé.
Há alguns anos ouvi um relato de um pastor evangélico recém convertido, que afirmava ter lido o Catecismo inteiro, e que nele encontrou todas as respostas aos seus questionamentos de forma sólida e bem fundamentada, e que esta leitura era obrigatória a todos os católicos, porque é maravilhosa.
Admitindo aqui minha culpa em não ter levado a sério a recomendação do neoconverso, afirmo, sem sombra de dúvida, que ele estava certo. Tem sido sempre uma leitura apaixonante, por vezes um pouco densa, mas com paciência e interesse o Espírito vai nos conduzindo pelo caminho do encontro com Deus pela leitura do Catecismo.
Quantas verdades de fé vão se descortinando aos nossos olhos neste estudo... Sentimo-nos como os discípulos de Emaús, que são tomados de ardor e emoção ao ouvirem as explicações de Jesus.
O Instituto Santa Família tem nos dado a solidez de caminhar junto à Igreja de Roma, tanto pelo estudo das exortações apostólicas e das cartas encíclicas, como pela Espiritualidade Paulina, que deriva totalmente do princípio: Jesus Mestre, Caminho Verdade e Vida.  
Em nossos retiros mensais, quantas reflexões importantes, quantas decisões de conversão tomadas à partir de um tema apresentado, na maioria das vezes por sacerdotes da Família Paulina que se empenham em nos dar alimento espiritual sólido e tão necessário nos dias de hoje.
Participe de um retiro com os Institutos de Vida Secular Consagrada. Conheça-nos, entre em contato (santafamilia@paulinos.org.br), e experimente como arderá seu coração ao ouvir o que o Mestre Divino anseia por lhe falar.

 Malú

Nenhum comentário:

Postar um comentário