segunda-feira, 6 de junho de 2016

A misericórdia abusada


Começamos lembrando um grande mártir, sábio teólogo e zeloso pastor luterano, Dietrich Bonhoeffer, membro da resistência alemã antinazista. Mesmo com outras palavras, escrevia e falava da misericórdia abusada. Sem meios termos afirmava: "Graça a bom mercado significa justificação do pecado, e não do pecador [...]. A graça a bom mercado (barato) é a pregação da misericórdia, do perdão, sem o arrependimento[...], a absolvição sem a confissão pessoal".

Nós sabemos bem de nossos mecanismos que buscam justificar tudo por atalhos. Conhecemos nossas espertezas e tramas de corrupção natural que nos tentam. Tantas vezes fazemos de conta entender mal a palavra misericórdia, como quem se diz surdo para ouvir o que quer e o que lhe interessa. Na verdade, a palavra misericórdia frequentemente é mal entendida e abusada, quando a confundimos com uma fraca indulgência ou um frágil laissez faire.

Não é difícil cairmos na tentação de falsificar a misericórdia. Aqui podemos cair no risco de mercantilizar a graça de Deus. Esta atitude, que pode seduzir ao nivelamento por baixo, nega a preciosidade desta mesma graça que foi conquistada e ganha com o preço do sangue de Jesus Cristo na cruz. Também trai as mais profundas aspirações da vida em plenitude, que todos carregamos nas profundezas de nosso ser.
Jesus Cristo tem uma advertência muito séria a respeito deste tipo de barateamento da graça misericordiosa. Todo cuidado é pouco para não nos deixar seduzir, entrando pela porta larga, onde o egoísmo vai nos empurrando para a escravidão. Entrar pela porta estreita não significa negação da misericórdia, mas responsabilidade em administrar o preço do amor de Deus que liberta e salva.

O que realmente importa é não desvirtuar a misericórdia de Deus, nem usarmos mal a nossa misericórdia com os outros. Deus sabe, e nós também precisamos saber, que ninguém é feliz no erro, nem no caminho da desumanização.

Oração

Senhor, tudo que é precioso tem um preço elevado. A nossa vida e a vida do mundo custaram o preço do vosso Filho na cruz. 
Dai-nos sabedoria para escolher o caminho estreito que nos conduz à vida, e não nos deixeis cair na tentação de escolher a porta larga, e o caminho fácil do comodismo e da indiferença. Senhor, fazei-nos valorizar a misericórdia que nos ofereceis e fazei-nos misericordiosos, como vós, para nossos irmãos. Amém!

Frei Luiz Turra

Nenhum comentário:

Postar um comentário