segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O Ano Mariano


A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717.  Neste ano de 2017, portanto, o encontro da Imagem completa 300 anos. Assim, este é o Ano Nacional Mariano, onde a Igreja do Brasil celebrará este jubileu com os olhos postos em Maria.

Maria, a Mãe de Jesus e esposa de José, é a mulher da Sagrada Família, aquela se colocou à inteira disposição de Deus, para que tudo se cumprisse conforme a vontade Dele.

Ela venceu desde o início de sua jornada de "escolhida", porque soube dar glória a Deus através de tudo o que fazia, de tudo o que lhe acontecia. Maria não olhava para si mesma, mas somente para Deus. Ela empenhava-se em ser a serva do Senhor, uma criatura de uma dignidade incomparável que nunca tomou para si glória alguma, mas que soube cultivar o silêncio e a oração como armas potentes contra todo desvio e ilusão.

Sempre centrada em sua missão, ela não desperdiçou suas energias em planejar seus passos, em calcular como seria o futuro, em lamentar pelos infortúnios, ou em parar nas dificuldades. Ela seguiu em frente sempre guiada e iluminada pelo Espírito Santo, sempre em harmonia com seu esposo José, sempre dedicada e olhando de modo contemplativo para tudo o que fazia seu Filho Jesus.

Quantas lições para as nossas mães e esposas, para as nossas famílias. Quantas lições para todos aqueles que querem aprender a fazer a vontade de Deus, e viver em sintonia com os planos divinos. Sim, porque Deus tem um plano pessoal de salvação para cada criatura que sai de suas mãos. E isso ninguém pode mudar. Pode sim, não aceitar, não colaborar, ignorar, caminhar na direção oposta, revoltar-se, mas o desejo de felicidade que Deus tem para cada um é irrevogável, porque Ele é amor. 

Se o mundo está hoje tão repleto de desencontros, violência, injustiça, guerras, conflitos familiares e sociais, juventude sem rumo, infância desprotegida e roubada, solidão, desrespeito, e tantas outras chagas dolorosas, não será porque perdemos a noção de que somos criaturas, e queremos ser como deuses? Temos ainda a pretensão de que o dinheiro, a fama, os prazeres sem compromisso, a falta de limites podem controlar nosso comportamento e nos fazer felizes? Os jornais estão todos os dias com manchetes que comprovam que nada disto deu certo!

É preciso recuperar os valores que dão certo, que trazem paz ao espírito, que conseguem tirar o melhor de nós mesmos e dos outros. Olhando para Maria, um ser humano como nós, podemos chegar a Deus se a Ela nos consagrarmos, se Ela confiarmos nossas necessidades e súplicas, se Ela nos inspirar todos os dias a deixarmos que Deus tome o leme de nossa existência. Maria é também nossa Mãe, e como mãe jamais nos deixará sem os cuidados que carecemos para sermos de Deus, e para alcançarmos a vida eterna. Ela cuida bem de todos!

Confiemos a Nossa Senhora Aparecida a nossa família, nosso trabalho, e a todos os que amamos, e também os que ainda não conseguimos amar. Entreguemos a Ela o nosso Brasil tão necessitado de sua materna intercessão.

E que em seus braços escutemos seriamente aquilo o que Ela disse nas Bodas de Caná:

"Fazei tudo o que Ele vos disser." (Jo 2,5)

ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário