domingo, 28 de maio de 2017

"Ide por todo o mundo..."



Hoje comemora-se o Dia Mundial das Comunicações. Este dia foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1967, atendendo a uma proposta do Concílio Vaticano II. Na ocasião, o papa Paulo VI publicou uma mensagem com o tema "Os meios de Comunicação Social".

O Dia Mundial das Comunicações é sempre comemorado junto à Solenidade da Ascensão do Senhor, e suscita uma reflexão aos cristãos, justamente porque no Evangelho da Solenidade da Ascensão, Jesus coloca um imperativo aos seus discípulos: "Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho". (Mc 16,16)

A comunicação é uma necessidade do ser humano. Não fomos criados para sermos ilhas, mas para formarmos família, comunidade, sociedade, nação... Há um desejo intrínseco no ser humano de entrar em contato com o outro. E as formas de comunicação são extensas: gestos, palavras, olhares, atitudes, meios de comunicação, mídias sociais, até o silêncio pode conter em si uma mensagem.

Nossa era prima pela abundância da comunicação. Todos querem expressar sua opinião sobre tudo e todos. As redes sociais cristalizaram este comportamento... Mas a pergunta é: estamos nos tornando pessoas melhores por estas ferramentas de comunicação? Elas agregam valor à vida, espalham o perfume da fraternidade, da tolerância, da compreensão, ou são instrumentos que maquiam a verdade, manipulam o comportamento coletivo e geram expectativas negativas com relação ao futuro?

A resposta a esta pergunta está ao alcance de nossas mãos, ou melhor, de nossas escolhas. A comunicação é uma arma poderosa que tem duas finalidades, gerar encontro ou separação, a paz ou a guerra. É necessário sempre atualizar o mandato de Jesus: "Ide por todo o mundo...". Para gerar comunhão, encontro, amizade, relações fraternas, precisamos ser pessoas que promovem a evangelização. E evangelizar é querer bem, é desejar que todos possamos conhecer a verdade, e a verdade é Jesus!

São Francisco Assis dizia: "Evangelizem, e se necessário, usem as palavras". Que sabedoria nesta frase. Podemos ser pessoas que pregam apenas pelas atitudes, e estas são também comunicação. 

Vamos evitar a verborragia (uso excessivo de palavras sem importância), e comunicar aquilo que faz bem, aquilo que constrói pontes, como diz o Papa Francisco. Só temos hoje para falar do bem e do amor, e para sermos o bem e o amor. "Ide"!

Malu e Eduardo Burin - ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário