quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Terei que suportar duas ou três lagartas se quiser saber como são as borboletas


Nesta frase retirada do livro "O Pequeno Príncipe" de Saint Exupéry, manifesta-se a descoberta da tolerância. Não há florescimento sem poda, não há vida sem dor.

Quem conhece um pouco de plantio, de culturas, de flores, sabe muito bem que só se colhe aquilo que se planta, e que para colher bem, tem que haver semente, terra, adubo, chuvas e regas adequadas, claridade ou sol, em uma palavra: cuidado.

Mas existem as pragas, as lesmas, as formigas, que ameaçam a saúde e o bom desenvolvimento das plantas. E aí manifesta-se o bom jardineiro, ou aquele que ama seu cultivo, seus vasos, sua horta. É deste confronto de que depende a planta para vingar, para dar frutos, flores, cores. É da tolerância com os obstáculos que se chega ao objetivo pretendido.

Assim acontece também na vida. Como disse Gonzaguinha em sua música "O que é, o que é": Ninguém quer a morte, só saúde e sorte...

E quem tem poder pra conseguir afastar tudo o que é indesejado da vida? Só Deus. E Ele escolheu nascer despojado de tudo, viveu por trinta anos uma vida sem brilho, no trabalho, no anonimato, na pobreza, terminando seus dias numa cruz. Tudo porque quis nos ensinar que o amor só vinga quando sabe se fazer tudo para além de si mesmo, e quando na tolerância e paciência, prepara o fruto saboroso de uma cruz que abre as portas para o eternamente belo: Deus!

Malu e Eduardo Burin - Instituto Santa Família
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário