domingo, 25 de março de 2018

É tudo pessoal, Dele para mim!


Entro na Semana Santa. Tempo de celebrar todos os acontecimentos trágicos que vão se sucedendo até culminarem na crucifixão de Jesus. 

Já ouvi antes estes mesmos relatos, já participei de outros tríduos pascais em minha vida, já senti tristeza pela traição de Judas, pelo sono dos apóstolos, pela solidão de Jesus no Horto das Oliveiras, pela sua prisão, flagelação, e por tudo o que o levou à sua morte na cruz.

É tudo tão doloroso, que seria muito bom passar bem longe das igrejas nesta semana. Porque recordar tamanha crueldade, em meio à escandalosa bondade de Jesus que se inclina para lavar os pés de seus discípulos antes de celebrarem a Última Ceia? Ou de seu olhar de compaixão para Pedro, após ter sido negado pelo apóstolo por três vezes? Ou de seus gestos de amor em meio o caminho do Calvário, e finalmente seu gesto generoso de me dar, além de sua Mãe como minha Mãe, também sua própria vida? Para que tudo isso? 

Entendi há algum tempo, que para Jesus não existe o coletivo, mas o individual. Se é assim, tudo é pessoal, tudo é Dele para mim. Então, se não me esforço para compreender que todo este percurso de dor e abandono tem um motivo -  eu - ainda não conheço o Homem Deus.

Porque a chave para um relacionamento com Ele, é tornar tudo pessoal. É saber que ao final deste caminho que se chama vida terrena, vamos olhar um no olho do Outro, e se não nos tivermos conhecido até lá, a conversa entre nós pode ser meio constrangedora para mim, claro.

Então, Semana Santa é um encontro. Um encontro com o meu Jesus. E, quem sabe, participando do memorial do seu itinerário de sofrimento novamente, eu perceba, este ano com maior profundidade, como Ele me amou, como Ele não se esquivou, nem por um instante, em beber o cálice da amargura para que eu pudesse ser livre das garras da morte eterna.

E Ele, na sua infinita paciência, espera que ano após ano, eu vá compreendendo melhor esse amor sem lacunas, sem dúvidas, que existe antes mesmo que eu existisse. Deus nos amou por primeiro. (Jo 4,19). 

Então, bendita Semana Santa, bendito Tríduo Pascal, pois eles me preparam a cada ano para aprofundar a minha fé, a minha esperança, a minha caridade. E assim, eu possa estar mais perto Dele, para que a conversa flua cada vez melhor entre nós, e tudo torne-se mais  pessoal entre eu e Ele!

Malu - ISF


Nenhum comentário:

Postar um comentário