quarta-feira, 25 de julho de 2018

Investir na estima


"Cada qual tenha em vista não seus próprios interesses, e sim os dos outros. Dedicai-vos mutuamente à estima que se deve em Cristo Jesus". (Fl 2,4-5)

Estamos diante de uma exigência quase heróica: desojarmo-nos de nós mesmos, de nossos interesses, para iniciarmos uma viagem rumo à edificação da vida das outras pessoas, contemplando em cada uma, a manifestação do amor de Deus por nós.

Vivemos em um tempo fortemente individualista, cuja regra é cada um buscar de todas as formas seus interesses. Nesse ambiente, o outro passa a ser alguém tolerado, até o momento em que não incomode, ou de alguma maneira, interfira nos interesses egoisticamente pessoais, que são alimentados pela indiferença que se instala de modo avassalador na sociedade.

Enquanto o outro é visto como concorrente, o inimigo que precisa ser eliminado, a palavra de Deus nos propõe um olhar diferente, segundo o qual o outro deve ser visto como semelhante, tão igual que merece ter como resultado do nosso agir o seu bem, a sua felicidade.

Contra as rivalidades, as vinganças e ameaças, Deus nos propõe a estima. Mas a estima como fruto de uma dedicação pessoal, um esforço de cada um para mudar seus referenciais de mundo e de vida. Recordemo-nos de que tudo o que temos por estimação, guardamos em lugar especial. Assim, ao nos propor a estima mútua, o Senhor nos ensina a guardar as outras pessoas no mais singular dos lugares: na nossa vida.

Pe. Fábio Gleiser Vieira Silva
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário