quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Proteja sua história


Maria guardou todas essas coisas, meditando-as em seu coração. (Lc 2,19)

Talvez tenha acontecido também a você de conservar no coração palavras misteriosas palavras misteriosas que escutou, eventos poucos claros, encontros inesquecíveis, memórias vivas que produziram novos sentidos, geraram novas percepções e passos inéditos. Tecer os vários fragmentos da vida com o fio da memória significa ao Mistério revelar o sentido e a direção do caminho.

Apenas no início de um ano novo, a vida lhe oferece uma feliz aventura! Mas ela não o deixa sozinho, confia-lhe uma companheira de viagem: seu nome é Maria de Nazaré. O Evangelista Lucas apresenta-a como mestra da escuta e da memória que não deixa cair o tempo no esquecimento. Uma mulher que a meditação constante das Sagradas Escrituras, torna-a capaz de conservar cada fragmento da própria história e de perceber nela os caminhos de Deus. Justamente pela sua atividade contemplativa (cf. Lc 2, 19.51), Maria assume um novo nome : a symballousa. O verbo symballo (formado por syn=com, e barro= lançar, arremessar), significa unir, fazer convergir, aproximar partes distantes, separadas, coisas diferentes. Maria, portanto, faz unidade entre fragmentos de experiência, entre coisas diferentes, e nos ensina que para compreender a própria identidade, a própria vocação,torna-se indispensável colocar e amalgamar os opostos da vida no fogo da Palavra. Somente à luz da palvra meditada e conservada no coração, as contradições adquirem significado. E então, o que está esperando?

Mergulhe no profundo de seu coração, sem medo. Maria o conduz, lentamente, no silêncio da oração a escutar a voz das escrituras e reunir na Palavra os fragmentos de sua vida espalahados ao longo do tempo, como pérolas preciosas de um único colar.

Francesca Pratillo, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário