domingo, 14 de abril de 2019

A Semana Maior


Hoje inicia-se a Semana Santa. Com os ramos nas mãos repetimos os gestos do povo que recepciona Jesus em Jerusalém ovacionando: "Hosana ao Filho de Davi"! Começa o relato dramático que vai do "Bendito o que vem, em nome do Senhor" (Lc 19,38) ao "Crucifica-o, crucifica-o" (Jo 19,15), num intervalo de tempo muito pequeno.

O que acontece neste ínterim?

Na segunda feira da Semana Santa acompanhamos o relato de Maria Madalena que unge os pés de Jesus com um perfume caro, - atitude reprovada por Judas, o traidor - e chorando, beija e enxuga esses pés divinos com seus cabelos, numa atitude de extrema compunção por seus pecados diante daquele que é o amor e a misericórdia encarnados.

Na terça feira, o Mestre testemunha: "Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará" (Jo 13,21). Nesta afirmação desconcertante, vem à tona a fragilidade humana, a dificuldade de seguir Àquele que era um messias às avessas para os judeus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, mas os judeus buscavam um libertador que os tornasse livres da opressão romana.

Na quarta feira, Judas combina com os sumos sacerdotes o preço da traição: "trinta moedas de prata"! (Mt 26,15) E Jesus afirma: "O Filho do homem vai morrer, conforme diz a escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido"! (Mt 26,24) Tremenda sentença, esta...

Na quinta feira, inicia-se o Tríduo Pascal com a Instituição da Eucaristia e da Ordem Sacerdotal. Nesta última ceia de Jesus com seus discípulos é dada a grande lição da humildade e do serviço, o Lava Pés: " Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros"! (Jo 13, 12-14)

Sexta Feira da Paixão: Jesus é crucificado! Dia do silêncio da Igreja ante seu esposo que entrega sua vida para que nós, Igreja, tenhamos vida , e vida imorredoura, eterna. Dia do silêncio, porque sabemos de nossas fraquezas e do quão pouco temos correspondido ao amor de Deus por nós...

Sábado Santo, a Vigília das vigílias. Nesta noite celebramos a passagem da morte para a vida. O triunfo de Jesus sobre as trevas, sobre o pecado, sobre o inferno. Ele vence a morte. Ele é a luz acesa no Círio Pascal, a luz da vida, da vitória que dissipa toda dúvida, toda incerteza. Cristo vive, Aleluia!

Domingo de Páscoa! A Igreja celebra o cerne da nossa fé, a Ressurreição de Cristo: Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor. 

São Paulo exorta-nos a ressuscitar com Cristo: "esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres". (Col 3, 1-2)

Neste êxodo que é nossa caminhada nesta vida- somos o povo que caminha para o encontro definitivo com o Pai - continuemos a seguir Jesus. Não vamos parar na Páscoa, mas segui-Lo aonde quer que Ele vá, pois só ele tem palvras de vida eterna!

Feliz Páscoa!

Malu e Eduardo Burin

Nenhum comentário:

Postar um comentário