segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Jesus entrou na fila...



Ontem participando da missa da Solenidade do Batismo de Jesus, que encerra o tempo do Natal, ouvi uma homilia que despertou em mim um novo olhar sobre a questão da humildade.

O sacerdote disse: "Então, Jesus entrou na fila para ser batizado".

Não é um paradoxo, especialmente para o nosso tempo, uma celebridade enfrentar uma fila? Mas no caso de Jesus, não se trata de uma celebridade, mas sim Daquele que criou o orbe, e tudo o que nossa inteligência limitada consegue perceber e apreender. Sim, Ele mesmo, o menino que sentiu frio na noite de Natal, e que aqueceu-se com paninhos e com a respiração dos animais do estábulo que lhe serviu de abrigo...

A verdade é que Ele é um mestre em quebrar os nossos paradigmas de fama, sucesso e poder. Passamos uma boa parte da vida investindo em educação e cultura, cuidando da aparência para sermos respeitados, trabalhando para alcançar alguns objetivos e bens materiais que nos deem boa fama e dignidade. Aí olhamos para Jesus, e ele faz um trajeto de pobreza, de trabalho escondido junto com seu pai, ou seja, não busca para si uma carreira solo, nem se preocupa com a hierarquia que lhe seria devida, durante toda a sua vida humana. Tem mais, Ele começa sua vida pública escolhendo como seguidores, aqueles que são considerados homens de pouca instrução, homens simples do povo que passaram boa parte do tempo sem compreender o que Ele dizia...

Jesus entrou na fila. E nós que não temos paciência para esperar as nossas "filas da vida" - sim, porque a vida tem filas - precisamos meditar sobre esta frase: "Jesus entrou na fila".

Entrar na fila é aceitar que somos limitados, e que tudo tem um tempo em nossa existência. É saber fazer-se anônimo quando o mundo prega a busca de uma fama narcisista e vazia. É entender que somos aprendizes, e o seremos até morrer. É buscar a verdadeira sabedoria, aquela que valoriza a fila, a simplicidade, a humildade, o serviço em favor do outro, a gratidão por tantos bens recebidos, o reconhecimento que somos criaturas, e como tais, precisamos do Criador.

Só assim entraremos na frequência de Jesus. Só assim teremos condições de imitá-Lo e de sermos seus discípulos. 

A senha para permanecer na fila é: "Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!" 

Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário