domingo, 28 de junho de 2020

O Espírito Santo nos renova




O Espírito Santo é aquele que organiza o Cosmos. “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: haja luz. E houve luz”. (Gn 1, 1-3)

Somos criaturas vindas das mãos de Deus, do seu querer. Assim, precisamos da força da mãos criadoras de Deus para continuarmos vivos, para respirarmos. Somos mantidos em nosso ser pela vontade de Deus. Que coisa tremenda e tão despercebida pelo homem...

Mas Deus não nos deu a vida para que a vivamos de qualquer jeito. Ele deseja que voltemos para Ele, que percebamos que para viver bem precisamos estar perto de nossa fonte geradora de vida: Ele mesmo. Quando decidimos nos afastar da fonte criadora, a morte começa rondar nossa alma, porque descuidamos de um princípio básico da natureza: o ramo que é cortado da planta não tem mais seiva para nutrir-se, e fenece.

Precisamos ser renovados, restaurados, precisamos mudar, voltar aos mandamentos: “Porque o mandamento é uma lâmpada, a instrução é uma luz, e a advertência que disciplina é caminho de vida” (Pr 6,23). Somos às vezes como as águas desorganizadas e mortas de antes da Criação que necessitam da presença do Espírito que lhes dê vida, forma, ordem.

A vida é um patrimônio de Deus. Só Ele a cria, só Ele a encerra. Portanto, hoje, ainda vivendo a tribulação da pandemia, precisamos nos responsabilizar por aqueles que ainda não entenderam que só Deus está no controle de todo o orbe. Há muito sofrimento, muitas perdas, e como irmãos, devemos nos ajudar, nos socorrer. E podemos fazer muito rezando pelos que não rezam, iluminando o nosso entorno com amor, gentileza e solidariedade. O céu também nos ajuda através da intercessão dos santos que pedem a Deus em nosso favor.

A vida é breve. Tenhamos nosso olhos voltados para a eternidade, trabalhando desde já para que o maior número de almas se salve.

Malu e Eduardo Burin

Nenhum comentário:

Postar um comentário