segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Radicados Nele


Como a raiz que busca o centro da terra, escondendo-se para melhor servir e melhor nutrir, prendendo-se com maior força quanto mais se aprofunda, assim deveria ser eu. 

Eu deveria mergulhar-me cada dia mais nas profundezas de Deus, abismando-me na Verdade e na Justiça, prendendo-me cada vez mais, por minhas ações e meus desejos, sem desfalecimentos ao Eterno que me alimenta. Porque o solo em que fui plantado é capaz de me fazer viver. A raiz não escolhe o lugar, mas utiliza-o. O solo onde a Providêncioa me colocou está cheio de seiva que desconheço ou desdenho, e recuso deitar raízes em funções desagradáveis, num meio arenoso e triste, num dever austero, exigente. Sou uma planta altiva e orgulhosa, que se murcha por falta de abandono confiante.

Não queremos entregar a nossa estabilidade, o nosso progresso, o nosso futuro, a nossa felicidade, o nosso ser unicamnete a Deus; e porque fazemos esta reserva, definhamos. 

O nosso meio, por ser nosso, deve ser amado por nós. Onde quer que a Providência nos coloque, aí devemos viver. Estamos enraizados numa imensa bondade inteligente, e a graça de Cristo subirá em nós por todos os canais de nossos desejos.

Ser justo, ser sincero e bom, mesmo quando ninguém nos vê; cuidar bastante do pensamento secreto que nos move, e cuja vulgaridade é por vezes tão culposa; preocupar-se não tanto pela planta visível, que é efêmera, como da subterrânea, princípio e regeneração da outra, não será  isso começar a crescer pela raiz e colaborar com o solo divino?

Por isso, só a Vós entrego o cuidado de me abrigar e dar crescimento. Só de Vós espero a graça de poder lançar raízes no meio providencial que me marcastes, e de me alimentar com meu dever, muito embora rude e de obscuro aspecto.

E quando precisar de mais energia, de mais resignação e mais doçura, e de uma paciência a toda prova, lembrar-me-ei de que é só penetrando mais profundamente em Vós, e dependendo mais estreitamente de Vós, que se podem adquirir todos esses aumentos. 

Pe. Pierre Charles, SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário