As ruas de Roma estão prestes a vibrar ao ritmo das mochilas, dos tênis, dos bonés, da música e da fé alegre de milhares de jovens de todos os cantos do mundo que já estão fazendo as malas para participar do Jubileu dos Jovens.
A megacelebração do grande jubileu começará na próxima segunda-feira (28).
"Certamente podemos esperar algumas surpresas maravilhosas", disse Graziano Borgonovo, subsecretário do Dicastério para a Evangelização, à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.
Borgonovo não quer diminuir a importância do evento, mas ressalta que houve outros momentos ao longo do ano em que os jovens também foram protagonistas.
“Alguns dos que vêm já participaram de outros eventos jubilares, como o Jubileu das Famílias ou o Jubileu dos Movimentos, Associações e novas Comunidades”, diz o sacerdote.
Esse será o primeiro grande encontro do papa Leão XIV com os jovens da Igreja. "Será certamente um encontro importante do ponto de vista numérico", enfatiza Borgonovo.
O Dicastério para a Evangelização ainda não publicou formalmente os números sobre o número total de peregrinos que devem participar do encontro, mas o bispo Borgonovo prevê que "cerca de um milhão de peregrinos chegarão" para a missa com Leão XIV em 3 de agosto na Universidade Tor Vergata.
A vasta esplanada da universidade, com cerca de 800.000 m², é famosa por sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2000, com o papa são João Paulo II, que reuniu cerca de dois milhões de jovens do mundo todo.
Do ponto de vista logístico, uma estrutura projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, originalmente destinada a ser uma "cidade esportiva", foi reformada.
"O antigo complexo esportivo, construído anos antes e que corria o risco de cair em desuso, foi inaugurado recentemente”, diz Borgonovo. “Agora, será o centro operacional".
O maquinário preparatório para a organização dessa grande festa da fé foi posto em ação há cerca de um ano, e um trabalho meticuloso foi feito.
"Várias pessoas vêm trabalhando arduamente há muito tempo para garantir que tudo funcione em várias frentes", diz o subsecretário do Dicastério.
Victoria Cardiel
Nenhum comentário:
Postar um comentário