segunda-feira, 30 de julho de 2012

Agosto, mês vocacional


Símbolos e significados do cartaz acima:
1.O tema que a CNBB escolheu como subsídio para o mês vocacional de agosto é: “Chamados(as) à vida plena em Cristo”.
É um convite a fazer uma profunda reflexão sobre o significado destas palavras que ecoam na mente do coração do vocacionado e da vocacionada.

2. O lema é:
“Eis que faço novas todas as coisas”. (Ap 21,5)

3. A mão e a chaga:
Representa o chamamento, apelo que Jesus faz à humanidade: viver em plenitude com Ele, com seu projeto vocacional missionário, revelado e testemunhado dentro da perspectiva da comunhão, partilha, e serviço.

4. O coração aberto:
retrata o Coração de Jesus que se doa plenamente ao ser humano, e convida a ser um com Ele. Um amor gratuito e livre, de entrega total, que possibilita uma corajosa ruptura com as coisas antigas para estabelecer a novidade da Boa Notícia: amar e construir o Reino de justiça, dignidade e fraternidade.

5. Água que jorra vida:
Significa que este configurar-se plenamente em Jesus Cristo, a vida em plenitude acontece, pois é neste encontro relacional, diaógico e amoroso que decobrimos a nossa vocação-missão. É esta experiência, que nos possibilita uma resposta vocacional clara, livre e comprometida com a causa dos mais empobrecidos. Fazendo assim com que sejamos do amor que gera vida, testemunho revelado por Jesus Cristo.
Texto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

O mês de agosto é marcado pelo olhar que a Igreja dirige às vocações.

Na primeira semana, somos convidados a rezar pelos sacerdotes, diáconos e pelos seminaristas. Precisamos rogar ao Senhor da messe que envie mais operários para Sua vinha. Nossas famílias precisam formar seus filhos para que possam responder livremente ao chamado do Mestre e deixem tudo para segui-Lo.

Na segunda semana, festejando o Dia dos Pais, a Igreja volta seus olhos para a família, célula mater da sociedade, berço das vocações, esperança da sociedade que valoriza a vida. A família precisa ser objeto de nossas orações e súplicas para que toda a sociedade seja renovada no modelo da Família de Nazaré.

Na terceira semana, contemplamos a vida consagrada e religiosa. Os consagrados testemunham o fascínio da amizade com Jesus e a alegria do amor que brota por Ele. Os votos de castidade, pobreza e obediência, são uma expressão do Reino de Deus na história, pois evidenciam o contraste entre o Evangelho e os valores materiais. Rezemos pela perseverança dos religiosos e consagrados.

Na quarta semana, celebramos os leigos(as) como colaboradores do bem comum, na disponibilidade de seus dons em favor dos irmãos e da Igreja.
Segundo a Constituição Dogmática Lumem Gentium, citando o Apóstolo Paulo afirma: “pelo batismo foram incorporados a Cristo...pelo que exercem sua parte na missão de todo povo cristão na Igreja e no mundo”. (LG 31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário