sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O que é o Sacerdote?


Ainda em espírito de ação de graças pelo Jubileu de Ouro de Pe. Vittorio Saraceno,  nós o vemos acima em Roma, diante do túmulo de Pe. Alberine, Fundador da Família Paulina.
O que será que Pe. Vittorio está sentindo diante de seu Fundador, ele que quando seminarista conviveu com Pe. Alberione, acompanhou as lutas da Família Paulina, o empenho missionário de tantos e tantas que não se pouparam no apostolado da comunicação social? 
Com certeza continua a pedir por esta mesma Família. Pede a intercessão de Pe. Alberione pelo crescimento dos Institutos de Vida Secular Consagrada no Brasil, que num primeiro momento foram totalmente conduzidos por ele, pede luzes, força e perseverança em seu próprio ministério sacerdotal que é missionário também, enfim, exerce sua vocação de sacerdote orante pelo povo de Deus.

Diante desta imagem onde vemos dois homens que se consagraram a Deus, vamos acompanhar um trecho da homilia de Pe. Vittorio em seu Jubileu aqui no Brasil em fins de junho. Este texto nos mostra o que é o sacerdote, e é uma oportunidade que nos leva a agradecer por tão sublime dom:

Quando Bento XVI recentemente visitou Cuba, sentiu-se provocado por Fidel Castro: “O que faz o papa?”. À esta pergunta já havia respondido o Papa Pio XI na encíclica Ad Catholici Sacerdotii(Sacerdócio Católico) falando do sacerdote. A pergunta poderia ser um pouco diferente: O que é o sacerdote? O que é Pe. Vittorio? Leio esta maravilhosa síntese mais para mim que para vocês:

“O sacerdote foi constituído como dispensador dos mistérios de Deus a favor dos membros do corpo místico de Jesus Cristo, ministro ordinário de quase todos os sacramentos, através dos quais corre, em benefício da humanidade, a graça do Redentor. Assim, os cristãos em qualquer hora grave de sua vida mortal, encontram apoio no sacerdote que, por meio do poder recebido de Deus, lhes comunica, ou, uma vez dada, aumenta, esta mesma graça, que é o supremo princípio da vida celestial.

Logo que nasce o homem, o sacerdote o regenera com o batismo à vida sobrenatural, e o faz filho de Deus e da Igreja de Jesus Cristo.
Para fortificá-lo e torná-lo mais apto a combater generosamente as lutas espirituais, o sacerdote — revestido de especial dignidade — o faz soldado de Cristo por meio da confirmação.


Quando a criança é capaz de discernir e apreciar o pão dos anjos, dom do céu, o sacerdote a alimenta e a fortifica com este manjar vivo e vivificante, a eucaristia.
Se o homem teve a desgraça de cair, o sacerdote o levanta em nome de Deus e o reconcilia por meio do sacramento da penitência. Um grande poder que ‘Deus não deu nem aos anjos nem aos arcanjos’ (São João Crisóstomo).

Se Deus o chama para formar uma família, para cooperar com ele na transmissão da vida humana no mundo e para aumentar o número dos fiéis sobre a terra, e depois, dos eleitos no céu, o sacerdote está ali presente, para abençoar suas bodas e seu casto amor no matrimônio.

Quando finalmente, o cristão, próximo já ao epílogo de sua vida mortal, necessita de fortaleza e de auxílio para suportar a presença do Divino Juiz, o ministro de Cristo, inclinando-se sobre os membros doloridos do moribundo, o conforta com a unção do sagrado óleo.Assim, depois de ter acompanhado os cristãos através da peregrinação terrena da vida até as portas da eternidade, o sacerdote, com as súplicas dos sagrados ritos e as preces da esperança imortal, acompanha também o corpo até a sepultura.
E não abandona os que participam da outra vida; antes, ao contrário, se necessitam expiação e alívio, os alivia com o consolo dos sufrágios.

Portanto, desde o berço até o túmulo, e mais ainda, até o céu, o sacerdote é para os fiéis, guia, consolo, ministro de salvação, distribuidor de graças e de bênçãos
” (Pio XI).

A TODOS OS SACERDOTES, UM FELIZ DIA DO PADRE!
DEUS OS RECOMPENSE LARGAMENTE PELA VIDA DOADA PARA A IGREJA
!


Nenhum comentário:

Postar um comentário