domingo, 22 de julho de 2012

Por que ingressar no Instituto Santa Família?


Hoje, mais do que nunca, há uma necessidade fundamental de que a família, frente a tantos perigos que a ameaçam, esteja bem estruturada e preparada para enfrentar o secularismo, ou antes, podemos dizer, o ateísmo militante, que quase sempre expõe a fé à provações, quando não a asfixia ou a mata por inanição. É necessário buscar caminhos que preservem a unidade familiar como lugar de encontro, de formação e de crescimento da fé do casal e dos filhos.

A finalidade do Instituto Santa Família, criado pelo Pe. Alberione, fundador da Família Paulina, é a santificação da vida conjugal e familiar. Viver um caminho de perfeição evangélica no mundo, inspirando-se na Sagrada Família de Nazaré, modelo, luz e fonte da graça. Os membros do ISF respondem ao chamamento de Deus para a santidade familiar, e assim colaboraram na obra salvadora de Deus, particularmente na família, que é o coração da sociedade.
Atualmente estão presentes em 15 países, com 2700 membros.

Segundo a Exortação Apostólica Evangelli Nutiandi, do Papa Paulo VI, em cada família cristã, deveriam encontrar-se os diversos aspectos da Igreja inteira. Por outras palavras, a família, como a Igreja, tem por dever ser um espaço onde o Evangelho é transmitido, e donde o Evangelho se irradia.
No seio de uma família que tem consciência desta missão, todos os membros da mesma família evangelizam e são evangelizados. Os pais, não somente comunicam aos filhos o Evangelho, mas podem receber deles o mesmo Evangelho profundamente vivido. E uma família assim torna-se evangelizadora de muitas outras famílias e do meio ambiente em que ela se insere”.

Todos somos chamados à missão de construir o Reino de Deus no hoje dos nossos dias.  Nenhum batizado está isento deste dever.
Por que então não fazê-lo a dois, vivendo na alegria de estar caminhando para Deus, por um caminho reconhecido canonicamente como capaz de levar à santidade seus membros?
Junte-se a nós!!! 

2 comentários:

  1. PAZ DE JESUS E AMOR DE MARIA

    ESTE INSTITUTO É DO LEIGO CONSAGRADO?
    SE FOR DO LEIGO (A).QUAIS AS PREPARAÇÕES PARA CONSAGRAÇÃO DAS MULHERES. CASA NÃO SEJA QUAIS OS ENDEREÇOS PARA O LEIGO SE CONSAGRAR AQUI NO RIO DE JANEIRO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvania,

      Sim, o Instituto Santa Família destina-se a casais leigos que se consagram depois de um período de preparação assistida por sacerdotes paulinos. Para mulheres, temos o Instituto Nossa Senhora da Anunciação.

      As “Anunciatinas” são leigas consagradas a Deus. Vivem e cumprem a missão no ambiente familiar, estudo e trabalho. Procuram moldar a vida no exemplo de Maria de Nazaré, a Virgem da Anunciação. Na simplicidade da vida quotidiana, Maria acolheu Jesus para doá-lo ao mundo. A exemplo de Maria, as Anunciatinas colocam a própria vida ao serviço do Evangelho. Sua missão consiste em “representar Maria hoje diante de todos” (Bem-aventurado Tiago Alberione).

      “Exteriormente, nada de particular, nem mesmo traje especial. A vantagem da consagração delas é viver vida de perfeição e santidade, em qualquer ambiente: em casa, no escritório, na fábrica, na família, na escola... Agem na sociedade sem ser notadas, também onde padres e religiosas teriam dificuldade para entrar... Vivem no mundo, exercitam a missão no mundo, mas não pertencem ao mundo. Vivem no mundo, mas não são do mundo” (Bem-aventurado Tiago Alberione).

      Por isso, tudo para elas é evangelização. Conforme o lema do Bem-aventurado Tiago Alberione: “Vossa paróquia é o mundo... Formar um coração grande, coração Paulino que abrange todas as nações e cada uma das pessoas”.

      O Instituto está presente em 17 países, e conta hoje com mais de 600 membros.

      contato:instituosapulinos@paulinos.org.br

      Excluir