sábado, 29 de dezembro de 2012

Jesus, Maria e José: fonte e modelo do Instituto Santa Família

 
 
 
 "No momento histórico em que a família é alvo de numerosas forças que a procuram destruir ou de qualquer modo deformar, a Igreja, consciente de que o bem da sociedade e de si mesma está profundamente ligado ao bem da família, sente de modo mais vivo e veemente sua missão de proclamar a todos o desígnio de Deus sobre o matrimônio e a família, para lhes assegurar a plena vitalidade e promoção humana e cristã, contribuíndo assim para a renovação da sociedade e do próprio Povo de Deus."  João Paulo II (Familiaris consortio, novembro de 1981)
 
Inspirado na encíclica Arcanum divinae sapientiae, de Leão XIII, Pe. Alberione, juntamente com seu diretor espiritual Cônego Francisco Chiesa, organizaram em Alba uma associação denominada Santa Família, cujo objetivo era traduzir os ensinamentos do Papa sobre a família.
Pe. Alberione, enfrentando um longo e profundo sofrimento para que o Instituto Santa Família fosse aceito pela Igreja, abraçou a missão de proporcionar aos casais a oportunidade de compreenderem o grande sacramento do Matrimônio e garantir desta forma que se formassem na Igreja famílias santas. Foi um trajeto marcado por muita oração e luta.
 
Não demorou para que vários bispos se maravilhassem em suas Igrejas locais com o surgimento de casais interessados em ingressar no Instituto Santa Família.
O Cardeal Martini, Arcebispo de Milão, ao contemplar o estatuto do ISF afirmou: "Esta é uma maravilha de Deus". Houve quem definisse o ISF como "uma pérola de sua diocese".
 
O Instituto Santa Família é a realização de um desejo do Fundador de santificar a família "a partir de dentro", indicando a Família de Nazaré como modelo e referência de santidade.
 
Neste Ano da Fé, é particularmente significativo o projeto de Pe. Alberione, que propõe aos casais, mediante sua consagração através do ISF, a enraizarem-se de forma cada vez mais profunda na vivência da fé e dos mistérios de Cristo.
 
No dia da Sagrada Família, agradecemos a Deus a oportunidade de estarmos trilhando este caminho que, de fato, amplia nossos horizontes na busca da santidade pessoal, buscando abraçar a missão de dar a todos Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário