domingo, 18 de agosto de 2013

Seguir Cristo, pobre, casto e obediente



Esta semana a Igreja se volta para a vida consagrada como opção de homens e mulheres que se sentem chamados a uma entrega total a Cristo e à sua Igreja. Nela eles testemunham uma comunhão mais profunda e íntima com o Mestre através do carisma da família religiosa a que pertencem.

Na contemplação e na atividade, na solidão e na fraternidade, no serviço aos pobres e aos últimos, no acompanhamento pessoal e nos areópagos modernos, estão prontos para proclamar e testemunhar que Deus é amor, e como é agradável amá-lo. Fazem isso porque ouvem as palavras de Jesus, como Maria (cf. Lc 10,39).

Vivendo os conselhos evangélicos, são um exemplo atual do Cristo casto, pobre e obediente, iluminando nosso tempo com uma vida que gera contradição em função do modelo de uma sociedade guiada essencialmente por valores materiais e individualistas.

São homens e mulheres que se comprometem com a promoção humana em seu aspecto social e sobrenatural, caminhando junto a todos os tipos de pessoas, raças e culturas. Optando preferencialmente pelos pobres, manifestam que o fazem não por causa da condição destes, mas por serem os preferidos pelo Senhor em razão de sua vulnerabilidade.

Também hoje, diante dos areópagos virtuais, os consagrados são chamados a serem discípulos e missionários por onde navegam os filhos de Deus, sedentos da Palavra e do conhecimento que preenche as lacunas que a ausência da fé deixa no coração de tantos e tantas.

Dentro da vida consagrada temos também aqueles que, vivendo no mundo, sentem-se chamados também à radicalidade que exige o Evangelho, buscando ser, na família, na sociedade e no trabalho, sinais do amor de Deus que nos chama a ser sal da terra e luz do mundo. Neste contexto surgem os Institutos de Vida Secular Consagrada, uma opção de seguimento de Jesus dentro do mundo.

A Família Paulina oferece quatro formas de atuar na vida corrente sendo um consagrado:

1.Instituto Nossa Jesus Sacerdote, para sacerdotes diocesanos que querem comprometer-se com uma espiritualidade dirigida e mais coesa;

2. Instituto Nossa Senhora da Anunciação, as Anunciatinas, para moças;

3. Instituto São Gabriel Arcanjo, para rapazes;

4. Instituto Santa Família, para casais.

Peçamos a Deus que suscite mais vocações consagradas para a nossa Igreja, de modo a formar uma imensa rede de homens e mulheres que, amando a Deus concretamente, se doem cada vez mais, e que pelo amor, construam um mundo mais cristão. 

Neste domingo em que celebramos a Assunção de Nossa Senhora - que foi elevada ao céu em corpo e alma - peçamos que Ela, Mãe de Jesus, o consagrado por excelência, que abençoe e interceda pelo aumento das vocações religiosas e consagradas.

Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário