quinta-feira, 10 de julho de 2014

Nada vos preocupe



"Tende sempre a alegria do Senhor; repito: estai alegres. Que todos reconheçam vossa clemência. O Senhor está perto. Nada vos preocupe. Pelo contrário, em vossas orações e súplicas, com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos e a paz de Deus, que supera a inteligência humana, guarde vossos corações e mentes por meio de Cristo".  (Fl 4,4-7)

Essas palavras de São Paulo, contidas na Carta aos Filipenses, comunidade à qual Paulo se sentiu estreitamente vinculado pela sua cordialidade generosa, podem nos ser úteis hoje.

Ele começa exortando a comunidade à alegria repetindo o convite: estai alegres. A alegria é fruto da gratidão, do reconhecimento de que tudo o que somos ou temos provém da misericórdia e da bondade de Deus, e isso inclui bens espirituais e também materiais. Em primeiro lugar ser gratos pelo dom da vida. Quantos não chegam a nascer...
Ser gratos pelos dons e talentos únicos que Deus confiou a nós para que os coloquemos à serviço do outro. Quanta sabedoria e verdade há nestas palavras: "Há mais alegria em dar do que em receber". E ainda que todos reconheçam nossa clemência, ou seja, nossas  mãos unidas em oração  pelo nosso bem, pelo bem dos que amamos, e por tantas situações que precisam de nossa oração intercessora.

Depois o Apóstolo afirma que o Senhor está perto, e isto se refere ao nosso encontro inexorável com Ele, seja pela nossa morte, ou seja pela segunda vinda de Jesus.

Nesta expectativa de que tudo é fugaz e passageiro, e o que permanece é o bem que tivermos feito nesta vida. Nada nos deve preocupar, pois tudo passa, só Deus permanece. Por isto lemos a seguinte afirmação de Jesus:  "Por isso vos recomendo que não andeis angustiados pela comida e bebida, para conservar a vida ou pela roupa para cobrir o corpo. Não vale mais a vida que o sustento, o corpo mais que a roupa?" (Mt 6,25)
É necessário que priorizemos o essencial, sem nos prendermos aos acessórios.

Por fim, Paulo nos convida a colocarmos nossas necessidades nas mãos Daquele que excede toda a inteligência humana e tudo pode transformar por seu poder e amor. O que nos resta então, senão mergulharmos no Sagrado Coração de Jesus e apreciarmos a vista?

Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário