segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

São José e o Natal

 

O Natal está próximo e acho importante considerar o papel de São José em todo o processo da encarnação de Jesus até a noite feliz de seu nascimento.

São José era um homem de vida interior, um homem justo e temente a Deus.  Ele foi escolhido para desposar uma mulher sabendo que não coabitaria com ela, em virtude de um voto de consagração total que ela fez a Deus. Isso não o impediu de amá-la com um profundo amor, nem de assumir a maravilhosa missão de pai adotivo do Menino Jesus.

Fico imaginando os sentimentos de Maria e de José nos dias que antecederam o nascimento de Jesus. Na sua pobreza, como devem ter se empenhado para preparar tudo com um carinho quase que sobrenatural, aguardando a entrada do Filho de Deus no mundo. Será que perdiam o sono? Será que ficavam imaginando como iriam pegar "Deus" no colo? Será que os paninhos e as vestes do bebê conseguiriam envolver o infinito? Era tudo tão inusitado, tão sem referências... Como agir, como fazer?

Quantos pensamentos não povoavam o pensamento destes pais de primeira viagem... E, no entanto, para muito além destas situações humanas, o céu estava para se romper do útero de Maria, e vir à luz sob a forma de um bebê igual a tantos que já vimos. O Deus Menino habitando naquele ventre virginal, tomou as características de DNA de Maria, foi formado com os nutrientes do sangue de Nossa Senhora, e veio ao mundo para nos salvar e nos falar de Deus.

São José foi o referencial masculino de Jesus. Foi o pai humano que o sustentou com o suor do seu labor, que brincou com Ele, que o ensinou o ofício da carpintaria, que deve ter se encantado com seus primeiros passinhos, e que ficou imensamente comovido ao ouvi-lo chamar de pai. São José acompanhou cada momento da vida de Jesus, enquanto esteve entre eles. Por isso ele é o Patrono das Famílias, aquele que zela pela vida familiar fundada nos valores do Evangelho, porque ele viveu na família onde Deus habitou, e tem, junto ao seu Filho adotivo um lugar de predileção.

Nesta caminhada que já segue adiantada para o Natal, olhemos com carinho para São José. Ele foi um homem corajoso e entregue à vontade de Deus. Foi um pai heroico que soube enxergar os desígnios do Pai e não hesitou, mesmo angustiado diante dos perigos que rondaram a vida do pequeno Jesus, em seguir na noite escura para fazer a sua parte naquele que, até hoje, é um mistério de amor insondável para nós.

No presépio pequenino, Deus se fez nosso irmão. Acolhamos também a São José como nosso protetor e guarda de nossas vidas. Aquele que foi responsável pela vida, pelo sustento e pela segurança do Menino Deus, não nos deixará nos perigos, nas aflições, na construção da paz em nosso lar.

São José, rogai para que este Natal nos traga a graça da conversão.

Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário