sábado, 27 de dezembro de 2014

Ainda há tempo?


 
Celebramos neste domingo a Sagrada Família: Jesus, Maria e José. É a festa do Instituto Santa Família. Este Instituto foi gerado no coração de Pe. Alberione para a consagração, em caráter secular, de casais que procuram seguir a Jesus de perto.
 
Numa época em que os índices econômicos regem a vida da pós modernidade, e a cadência da vida é medida pelo preço dos barris de petróleo e pela cotação do dólar, fica difícil falar nos valores que constituem os pilares da família.
 
Hoje, por conta das exigências profissionais e das necessidades de sobrevivência, é comum que as famílias já não se reúnam mais à mesa, ou simplesmente para se falarem, ou passarem um tempo juntas. Como é possível que tenhamos assentido com este estado de ausência que gerou tantos orfãos de pais vivos? Nossas crianças e nossos jovens estão muitas vezes à mercê das mídias como seus modelos e conselheiros. Já não temos mais compromisso com a educação deles. Esta vai acontecendo circunstancialmente pela escola, pelos redes sociais e pelos amigos.
 
Quando sobra um tempinho para o encontro entre pais e filhos, esta oportunidade frequentemente é trocada pelas idas aos shopping centers onde o diálogo sempre é substituído por algum agrado material.
 
Como é que podemos ter tranquilidade se não sabemos o que tem alimentado a cabeça e os desejos destes filhos? Como vamos acompanhar seu crescimento se não assumimos a responsabilidade que nos compete, e pela qual responderemos diante de Deus?
 
Olhemos para a Sagrada Família. Olhemos para este modelo das virtudes domésticas vividas perfeitamente: gratuidade, gentileza, trabalho honesto, humildade, vida de oração, respeito, valorização do outro, enfim tudo aquilo que é o esteio da família.
 
Peçamos a intercessão de Jesus, Maria e José, para que ainda haja tempo de recolhermos com nossos braços e orações a nossa família.
 
Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário