segunda-feira, 11 de maio de 2015

Comunicação, o encontro para a comunhão

http://www.cfcleiria.pt/wp-content/uploads/2015/04/mensagem_papa-640x360.png

No próximo domingo, dia 17 de maio, celebramos o 49º Dia Mundial das Comunicações. Esta data tem muito a dizer para nós paulinos, porque nosso carisma é evangelizar através dos meios de comunicação.

A comunicação, segundo o Papa Francisco tem início "no ventre que nos abriga é a primeira «escola» de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador do pulsar do coração da mãe. Este encontro entre dois seres simultaneamente tão íntimos e ainda tão alheios um ao outro, um encontro cheio de promessas, é a nossa primeira experiência de comunicação. E é uma experiência que nos irmana a todos, pois cada um de nós nasceu de uma mãe". Sendo assim, o processo natural de  comunicação tem início na família.

Vaticano, 23 de Janeiro – Vigília da Festa de São Francisco de Sales – de 2015.
Francisco PP.

É na família que ensaiamos as primeiras sílabas e que descobrimos a comunicação como instrumento essencial para a vida em sociedade. Não vivemos isolados, não fomos criados para isso, mas para o encontro com o outro, na sua singularidade e diversidade. E é na família que damos os primeiros passos para esta aventura que é o relacionamento humano. Por isso é importante que nossas famílias sejam lugares onde se aprende o respeito, o perdão, os valores morais e éticos, a noção de hierarquia, as tradições étnicas,  a importância de crer em Deus e suas implicações , para que a comunicação agregue valor aos relacionamentos.

Quando celebramos o Dia das Comunicações, estamos festejando aquilo que une os povos, o poder de colocar universos interiores todos em conexão gerando uma grande explosão de diferenças que não precisam ser negadas, mas amalgamadas para se tornarem possibilidades.

A comunicação é isso; o encontro de dois ou mais que querem ser comunhão, força motriz que leva o mundo pra frente, para uma vida mais plena. Quando nos dispomos a colocar aquilo que somos e sabemos em comum, todos ganham.

Por isso a Igreja celebra a comunicação, pois é um dom divino, ou melhor é a essência do divino, de Deus. Deus através da comunicação de sua Palavra criou o universo. Deus é o eterno comunicador.  Por isso devemos imitá-lo, comunicando sua beleza  o amor por nós. No seu Filho, o Verbo, Deus nos fala de seus planos para nós, de como espera que administremos bem esse imenso dom que é a nossa vida e também a criação, que Ele nos deixou para que façamos bom uso dela, e que seus frutos sejam distribuídos entre todos os seus filhos, sem exceção.

Que nossas famílias sejam o lugar do encontro, da palavra, da escuta, da gentileza e do amor, pequenas escolas da comunicação da vida e da fé, para um mundo menos surdo ao que de fato importa.

ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário