segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Deus governa o mundo



São Cipriano afirma :"Somente Deus governa o mundo; com a palavra comanda tudo o que existe; regula tudo com a sua suprema razão; conduz tudo ao fiar totalmente nele e acolher de maneira criativa tudo o que ele nos quer dar".

A providência de Deus não é apenas uma idéia, mas um empenho de Deus a nosso respeito. Ele não deixará faltar nada aos seus pobres; "Não vos preocupeis... Olhai os pássaros...O vosso Pai celeste conhece as vossas necessidades"(Mt 6,25; 10,29-31; Lc 12,6-7; 2Cor 9,10; Sl121; Eclo34,16-17).

Estamos nas mãos de Deus que provê e dirige os acontecimentos. O esforço do homem não será o de procurar os próprios interesses, mas "o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo" ( Mt 6,33; Sl 62; Sb 1,1-15; Am 5,14; Sf 2,3; 2 Tm 2,22; 1Pd 3,11).

Estas frases fazem parte do livro "Catequese Paulina" usado no período formativo dos membros da Família Paulina. Elas nos exortam a fé na onipotência de Deus que tudo sabe e tudo ordena para o nosso bem.

É comum as pessoas comentarem entre si: "Porque Deus permite que aconteça esta tragédia, este acidente, esta crise financeira, esta maldade desenfreada, esta morte, esta doença... Há um consenso de que os males se originam no coração de um Deus "ausente". Mas isto não é verdade!

"Deus governa o mundo", afirma São Cipriano. Mas dá liberdade ao homem para que faça suas escolhas. E neste sentido podemos afirmar que temos escolhido mal. Claro que nem tudo depende das nossas escolhas, mas ainda nestes casos, a providência divina quando permite algo que nos traz algum sofrimento o faz visando um bem maior, nossa salvação.

Não é verdade que depois de uma tormenta, de um tempo de provação nos tornamos mais humildes, mais gratos a Deus pelas pequenos milagres do dia a dia? Quantos sobreviventes de doenças graves testemunham que depois da cura abandonaram o velho estilo de vida e hoje vivem cada dia como se fosse o último, que apreciam a natureza de uma forma nunca antes percebida, e que estão conscientes de que a vida é um dom de Deus e que deve ser bem vivida?

Estamos num ritmo enlouquecedor... Procuramos fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo para dar conta das demandas do nosso mundo tecnológico, cada vez mais rápido e eficiente. O único problema é que não somos máquinas, somos seres humanos que possuem uma alma e que não ficarão aqui para sempre. Vamos morrer, e logo, nesse ritmo...

Se Deus é o Todo Poderoso, o Criador do céu e da terra, Aquele que controla todo o orbe, porque nos afadigamos com as coisas que passam, se elas nos fogem das mãos? Se você que lê este artigo tiver mais de trinta anos, com certeza já deve ter constatado que não controlamos nada. Somos criatura, não criador...

Como é bom para os que creem, se saberem objeto do olhar providente do Pai. Pois não cai um só fio de nossa cabeça sem que Ele o permita. Portanto, coragem, tudo está como deveria estar. E de toda a tribulação tiraremos um bem maior, nosso amadurecimento espiritual e humano, e a valorização da graça divina que constantemente nos acompanha. Só não a percebemos porque estamos muito ocupados com as coisas do mundo. Sejamos gratos pelo dom de nossa vida, e trabalhemos para que ela termine em Deus. Nada mais importa!

ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário