segunda-feira, 25 de abril de 2016

O melhor legado para os filhos


A educação dos filhos é uma tarefa árdua que exige por parte dos pais foco e determinação. É necessário ter em mente o que esperamos para o futuro deles, e o que é o prioritário de verdade em nossa existência.

A chegada do primeiro filho na vida de um casal é algo impactante sob vários aspectos, especialmente sobre o fato de que as mudanças vão exigir dos pais um olhar para fora do "eu e você".  Sabemos que alguns matrimônios sucumbem justamente pela impossibilidade de se assumir tal responsabilidade... Mas como é maravilhoso olhar para aquele pedacinho de gente que já tem no rosto algumas marcas do pai ou da mãe, e que é uma promessa de uma história de vida única e irrepetível que enche a família de esperança...

Hoje se vê uma preocupação excessiva, desde muito cedo, com a expansão das potencialidades dos pequeninos, seja investindo já na sua formação cultural,  na sociabilização antes mesmo de começarem a falar, e na prática de multitarefas que os preparem para um resultado melhor na competitividade da futura  vida profissional.

Na verdade, as crianças não precisam de muita coisa para crescerem equilibradas social e afetivamente, de modo que possam se tornar adultos capazes de se realizarem em suas vidas. O que as crianças  precisam fundamentalmente é sentirem-se amadas -  não mimadas, mas cuidadas - precisam crescer num ambiente onde haja estabilidade emocional e respeito, precisam de horário e método para que entendam que tudo obedece a uma lógica de tempo e lugar,  precisam da presença de pessoas que exerçam autoridade para reger toda esta orquestra. Estas pessoas podem ser a mãe, ou o pai, ou quem seja responsável pela criação da criança. Há que se pensar também nos lares onde só existe um dos dois que está presente para tocar a família... Ainda neste caso a regra ainda funciona do mesmo modo.

Num contexto ainda mais profundo, tendo consciência de que os filhos não nos pertencem e que são dons de Deus para nós, é necessário pensar em formar a alma deles desde muito cedo, porque somos responsáveis também pela sua formação religiosa, e isto pode ser quase que um divisor de águas na educação das crianças.

Se as crianças desde cedo precisam de disciplina para poderem compreender a lógica da vida em sociedade, a religião vem dar o sentido para todas as medidas necessárias nessa educação de forma que os filhos se tornem cidadãos dignos e futuros homens e mulheres éticos e com senso moral. A religião é o esteio de uma educação que não visa só um futuro onde o homem tenha condições de se manter financeiramente e socialmente, mas a estrutura que fará deste homem ou mulher uma pessoa capaz de enfrentar as dificuldades da vida, ciente de quem há Alguém que caminha junto dele(a) em todas as situações. Isso faz toda a diferença, porque sabemos que viemos de Deus e caminhamos a cada dia ao seu encontro.

Educar para a fé é dar o melhor legado a um filho. É oferecer o que a vida tem de mais alto e excelente, porque tudo passa, só Deus permanece para sempre, e só Ele é a grande resposta para todos os questionamentos da vida. Nele tudo faz sentido e tudo tem um porquê, e uma para que, mesmo o que é duro, dolorido e penoso, pois Ele é o único capaz de nos dar a graça de aceitar os fracassos e desilusões sabendo que quem coloca o ponto final em tudo é Ele.

Por fim, educar para a fé, é responder plenamente à responsabilidade da paternidade e da maternidade, porque como batizados temos o dever de transmitir aquilo que recebemos da Igreja e de nossos próprios pais, ainda mais àqueles que vieram ao mundo através de nós.

Malu - ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário