segunda-feira, 9 de maio de 2016

Maria, Mestra espiritual de Jesus e dos homens



Jesus no que faz, no que diz e ensina, no que vive..., é um fiel reflexo do que aprendeu no lar de Nazaré e , especialmente, do humor e do modo de agir se sua Mãe Santíssima.

Maria não leva seu filho a Jerusalém, onde há maiores horizontes de cultura e sociedade, mesmo porque sua pobreza não o permitia. A escola de vida para todo mundo é Nazaré. Deus quer fazer do lar de Nazaré a melhor escola de vida com uma pedagogia verdadeiramente revolucionária.

No lar de Nazaré está sempre latente a pedagogia do serviço, do amor , da igualdade. Quando Jesus disse:“...e vós sois todos irmãos”. (Mt, 23,8), era o que ele havia vivido profundamente em sua casa. Pois no lar de Jesus, Maria e José, não havia prepotências, acumulações egoístas da mãe, nem mandos abusivos daquele que chamamos “cabeça da família”.

Jesus, ao deixar a infância, vai fixando e aprendendo como entre Maria e José há uma imensa paz, um permanente servir, um amor puro - forte a toda prova - e fundamentado em Deus.

Jesus aprende de Maria a religiosidade e a oração. E isso o leva a encontrar-se a sós com seu Pai, e o Pai de todos os homens. Jesus aprende no lar tantas coisas...:

. que a luz do lar ilumina todos os da casa;
. que o sal conserva o sabor das coisas;
. que o fermento faz levedar a massa;
. a pureza de coração transmitida pela transparência de Maria;
. as bem aventuranças que se viviam naquele lar;
. a ser forte nas provas;
. o trabalho do artesão José, e de sua laboriosa Mãe;
. o valor do pequeno;
. a viver pobremente e, contudo, alegre e feliz;
. tantas coisas...

Vamos adentrar a esta escola que é o lar de Nazaré, a casa de Maria. Ela se alegra ao ver que seu Filho vai amadurecendo religioso, alegre, forte, solidário e serviçal.

Pe.Clemente Arranz Enjuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário