sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Maior obra de misericórdia da Família Paulina: dar Jesus Mestre e Pastor na ótica da comunicação


A abundância de reflexões sobre a misericórdia é oferecida, nestes tempos, em todas as partes do mundo. De caráter universal as reflexões vêm acompanhadas de gestos expressivos e significativos desde os pequenos aos adultos, dos pobres aos ricos. Todos são convidados para o banquete da reconciliação, a "festa da misericórdia".

Dentre várias abordagens está aquela de perceber qual a verdadeira necessidade das pessoas, e que, tantas vezes, elas não sabem manifestar. É a sede de algo a mais, é a fome de um pão que não perece, é a libertação de cadeias intrincadas e manipuladoras, é a proximidade que expele a solidão, é a veste da pureza e da verdade substituindo o falso e as meias verdades.

Um pequeno grande santo, o Beato Tiago Alberione, percebeu a profundidade e a exigência da misericórdia por excelência - dar ao mundo Jesus Mestre e Pastor. Este sim é aquele que ama, que cura, que é o Caminho, a Verdade e a Vida, de quem as pessoas tanto precisam e muitas vezes não sabem buscar. E Alberione como homem do Espírito, seguiu sua inspiração e deixou a mesma percepção e vocação para os continuadores de sua missão - a Família Paulina.

A essa grande Família ele confiou a missão de perguntar: "Para onde vai essa humanidade?" Alberione compreendeu que é no mundo da comunicação que as pessoas se alimentam, se vestem, se plasmam na verdade ou na mentira, constroem muros ou os derrubam, criam ou distorcem suas consciências, enfim, nutrem e formam suas mentes, suas vontades e seus corações. 

Pediu então aos seguidores de jesus, no carisma paulino, que praticassem a "misericórdia por excelência", dar Jesus.

É preciso lutar para criar uma consciência ética que forma, alimenta e constrói uma sociedade que viva a vocação primeira: ser gente. A começar com o mundo da comunicação.

Vale então a pergunta: No mundo da comunicação, somos apenas vítimas? Ou realmente nos assentamos no "banquete da misericórdia", para darmos Jesus Mestre e Pastor de forma atual, criativa e corajosa?

Irmã Joana T. Puntel, fsp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário