segunda-feira, 27 de novembro de 2017

As redes sociais são a grande novela da vida real


Há muitos anos, as redes sociais chegaram para ficar nas nossas vidas. Podemos ver e ler de tudo nelas. E quando digo “de tudo” é tudo mesmo. As redes sociais são uma grande telenovela, pois expõem vidas, intrigas, mistério, suspense, notícias, humor e muitas outras coisas…

As pessoas querem saber de tudo. Se Petra já se divorciou, se Juancho continua odiando seu chefe, como está sendo a viagem de Maria.

Assim é o novelão da vida diária. E quanta gente é imprudente na hora de compartilhar sua vida! Eu só digo que não convém publicar tudo.

As redes sociais, muitas vezes, servem de catarse emocional e de desabafo, pois, entre outras coisas, publicar algo é mais barato do que uma consulta a um psicólogo. Mas eu insisto: as pessoas precisam ser pru-den-tes quanto às publicações, pois “o barato sai caro”, já que pelo menos o profissional de saúde tem a obrigação de guardar o sigilo daquilo que dividimos com ele. E o que se escreve nas redes sociais está lá para quem quiser ver.

Mesmo que depois a gente apague o post, sempre há alguém que conseguiu ver e até o esperto que “printou” a tela com nossas memoráveis palavras. E não há como voltar atrás.

Mas o que devo publicar nas redes sociais?
  • Use o bom senso para publicar aquilo que acrescente algo à sua vida e possa contribuir com a comunidade;
  • Compartilhe o que você realmente é, mas não viole seu espaço vital nem o de sua família;
  • Sua intimidade jamais deve ser exposta;
  • Compartilhe somente aquilo que não coloque em risco a sua vida pessoal nem sua reputação;
  • Apresente-se com verdade, de acordo com a sua dignidade como pessoa;
  • Não compartilhe aquilo que mancha a sua reputação, como fotos provocativas ou que evidencie o consumo de álcool ou drogas;
  • Não publique insultos, frases com duplo sentido ou piadas vulgares;
  • Não ofenda as pessoas nem escreva frases discriminatórias ou humilhantes;
  • Não reclame de seu trabalho ou de seu chefe;
  • Não comente sobre problemas familiares ou conjugais;
  • Não publique sua localização, o evento em que você esteja ou seus planos para as férias
  • E, antes de publicar alguma coisa, pense no mínimo três vezes.
Insisto: você é o que você publica. Cuide bem de seu nome, de seu prestígio e de sua reputação. Leve em conta que, hoje em dia, a grande maioria dos empregadores investigam suas redes sociais antes de ler seu currículo, pois as redes oferecem muitas informações sobre nossa personalidade. Lembre-se que apenas um comentário, apenas um “like” onde não deveria ou uma foto pouco prudente pode dar impressão que você é pouco profissional ou pouco confiável.

O tema é fascinante e há muito que aprender sobre ele. Por isso, se você ficou interessado como eu, sugiro que conheça um projeto chamado Eres o que publicas [em espanhol], que alerta sobre a importância de ter privacidade nas redes sociais, como controlar quem lê suas publicações e aprender a proteger seu conteúdo.

Luz Ivonne Ream

Nenhum comentário:

Postar um comentário