sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O Senhor vem!


O Ano Civil começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro. Já o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal) e termina no sábado anterior a ele. A cada ano, a liturgia das celebrações segue uma sequencia de leituras próprias, divididas em anos A, B e C. No ano “A” a leitura principal do evangelho na celebração segue o Evangelho de São Mateus. No ano “B”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Marcos. No ano “C”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Lucas.
 
No próximo domingo, 3 de dezembro, inicia-se um novo Ano Litúrgico, porque é o começo do Tempo do Advento. Neste novo ano meditaremos sobre o Evangelho de São Marcos, ou seja, é o ano B. Assim, no 1º Domingo do Advento, meditaremos sobre:
 
VINDA. A liturgia da Palavra fala muito desta palavra. O tempo do Advento quer sensibilizar-nos para esta vinda. A dimensão escatológica marca toda a celebração cristã, particularmente neste domingo.

VIGÍLIA. O apelo que Cristo nos lança à vigilância é para ser tomado bem a sério. Vigiai, pois… deve ser marcado no momento da proclamação do Evangelho ou no momento do envio, por exemplo, pois é uma atitude a ser vivida no quotidiano. Que o Senhor não nos encontre a dormir ou adormecidos…
 
A nossa vida tem um horizonte. Mesmo se olhamos por vezes o passado para recordar… Mesmo se tomamos o nosso presente para o viver plenamente… Precisamos de nos voltar decididamente para o futuro para entrever os projetos que nos mobilizam. Tal é o convite que Jesus nos lança três vezes: “Vigiai!” Como Maria, José, os pastores, os Reis Magos… Se vigiamos, o nosso presente e o nosso futuro encontrar-se-ão. É isso a esperança.

A oportunidade de um novo começo… Devido às nossas numerosas atividades, inclusive na Igreja, a nossa vigilância está muitas vezes ameaçada: falta-nos o tempo para parar, discernir, fazer novas escolhas em ordem a despertar a nossa adesão a Cristo. E se o tempo do Advento nos oferecesse esta oportunidade de um novo começo?…

P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário