
Mas...e os mandamentos todos, os deveres de estado, as múltiplas e perpétuas obrigações? O vosso jugo é suave!... E o perdão das ofensas, a guerra ao egoísmo?
Olho em torno a mim. Parece que tudo conspira para contradizer vossa tranquila afirmação. Numerosos cristãos não levam mais que a metade ou a terça parte de vosso fardo, e não obstante já se creem sobrecarregados. Uns não observam mais que dois ou três dos dez mandamentos, outros vos concedem apenas algumas horas por ano: mas isso quando lhes sobra tempo... E dizeis suave o vosso jugo!
O segredo está em aceitar a ordem divina, pois só nesta atitude os fardos equilibram-se. Quando se leva generosamente o jugo da lei de Deus, tomando até mesmo os conselhos com os preceitos, o conjunto torna-se mais leve, assim como o melhor meio de se tornar corajoso é imprimir coragem nos outros, e o método mais eficaz de aliviar o próprio sofrimento é o diminuir o de alguém.
Gostamos de ragatear; dizemos: conservarei as aparências de honestidade, garantirei o aspecto exterior da virtude, mas não posso além disso vigiar o meu interior e regular os meus desejos secretos. Tarefa impossível.
Diz-se: não irei até a falta grave, mas não posso evitar as pequenas leviandades e as complacências mínimas; não posso renunciar aos sonhos sentimentais, e gosto por demais do que Deus proíbe, para poder desprender-me de tudo. Tarefa impossível, querer conservar meia castidade, passar pelo fogo sem ficar com o cheiro e a marca da queimadura.
Pergunte às pessoas sinceras, àquelas que se entregaram a Deus num gesto irrevogável, se o sacrifício lhes é doloroso, e eles lhes responderão convictos, que lhes parece jamais ter feito sacrifício algum, e que nada é mais fácil que não calcular. Aquele que só conhece estas duas palavras: nada e tudo, não se embaraça com a busca de cocientes, não perde tempo com multiplicações. O jugo do Senhor não afeta o ombro desses fiéis.
Fardos sobre fardos tornam mais pesados os corpos, mas fazem mais leves as almas, como as asas que pesam sobre o pássaro, mas lhes servem ao mesmo tempo de apoio para subir.
Pierre Charles S.J.
Nenhum comentário:
Postar um comentário