quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O dinheiro é uma substância viciante


Por que os ricos ainda trabalham? 

Sociólogos afirmam que tendemos a medir nossa satisfação material comparando-nos com as pessoas que nos cercam, não em termos absolutos.

"A maioria das pessoas consegue se satisfazer com o que tem", afirma Robert Frank, editor de finanças, "mas há outro grupo de pessoas que, não importando o que possuem, têm de continuar acumulando. São movidas por um entusiasmo competitivo". 

Ao viver dentro de bolhas, os ricos necessitam de mais excessos para sentir a mesma sensação de entorpecimento, explicou o psicólogo Steven Berglas: "Dinheiro é uma substância viciante".

Ray Dalio, o bilionário dos fundos hedge, publicou no Linkedin que o capitalismo "está funcionando mal para a maioria dos americanos, porque está produzindo espirais acentuadas, acelerando a subida dos mais ricos e a descida dos mais pobres".

E para aqueles que acumulam fortunas, o dinheiro é a única maneira de medir o seu sucesso, indicou Jordan Balfort, personagem da vida real que serviu de inspiração para o filme "O Lobo de Wall Street". Muitos operadores de Wall Street não criaram coisa alguma
(não constroem negócios, nem fabricam produtos reais). Tudo o que eles fizeram foi negociar valendo-se da engenhosidade de criações de outras pessoas; então há algo de tangível que elas possam apontar como seu?

Ainda assim, o isolamento que frequentemente acompanha a riqueza extrema pode estimular um impulso para continuar ganhando dinheiro, afirmou T. Bryan Karasu, professor emérito de psiquiatria da faculdade de Medicina Albert Einstein de Nova York, que afirmou ter trabalhado com numerosos ricaços em seu consultório particular. Empreendedores e financistas de ponta, afinal, são frequentemente "movidos a adrenalina, pessoas transgressoras", afirmou Karasu. "Eles tendem a ter cérebros com mira a laser, estão sempre na frequência da negociação e, quanto mais riqueza acumulam, mais sozinhos se tornam, porque não se sentem parte de nada".

Alex Williams do "The New York Times"

Nenhum comentário:

Postar um comentário