segunda-feira, 3 de maio de 2021

Permanecer Nele

 


Neste último domingo, a liturgia nos apresentou o Evangelho de João , capítulo 15, versículos de 1 a 8, onde Jesus apresenta-se como a videira, e nós, sua Igreja, como os ramos. É uma figura de linguagem bastante clara e eficaz, porque coloca num primeiro plano nossa total dependência da linfa que é Cristo.

Essa vida que nos vem Dele é um manancial caudaloso, infinito, e está à nossa disposição desde que nos disponhamos a permanecer unidos a Ele. E a questão é justamente esta, permanecer, ficar, enxergar-se como uma extensão deste tronco divino que sustém o universo.

Às vezes temos a ilusão de que somos capazes de fazer nossas escolhas longe do olhar amoroso do Mestre Divino. E podemos nos sair bem no plano humano, segundo a ótica do mundo que busca o imediato e fugaz em detrimento do que permanece, e dura. É uma visão só do aqui e agora, sem considerar que temos uma alma, e que somos imortais. A vida passa, nós passamos, e sem o sustento da seiva que são os sacramentos, a vida de oração, e a Palavra de Deus, vamos nos desencontrando de nós mesmos, de nossa identidade espiritual até nos tornarmos só matéria que busca matéria. Isso não é vida, mas uma rota de colisão. Mais dia, menos dia, esse vazio existencial vai tornando-se uma cratera, um buraco negro, onde não há luz, não há esperança, só inquietação e desencontro.

Jesus apresenta-se como Caminho, a Verdade e a Vida. Caminho porque a rota é segura e conduz ao Pai. Verdade porque sua Palavra criou o orbe, ela tem poder de dar a vida e de tirá-la. Vida, porque foi sua morte que nos abriu as portas do paraíso, desta vida sem fim que um dia será nosso destino eterno.

Os grandes santos compreenderam isso, e deixaram tudo para trás para segui-Lo. Eis o segredo. Como dizia João Batista: "É preciso que Ele cresça, e eu diminua".( Jo 3,30)

Que o Espírito Santo, vínculo de amor entre o Pai e o Filho nos mantenha fortes e bem unidos à videira verdadeira que é Cristo. Só assim poderemos viver a dinâmica das podas tão necessárias para o nosso fortalecimento. E que possamos frutificar no amor e nas boas obras.

Malu - ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário