segunda-feira, 10 de junho de 2013

Apóstolo Paulo, um grande comunicador


 

 
No último sábado, 08 de junho, os membros dos Institutos de Vida Secular Consagrada da cidade de São Paulo, participaram do retiro pregado pelo Superior Provincial da Família Paulina, Pe. Valdir José de Castro, ssp, na Cidade Paulina.
O tema do retiro foi: "Apóstolo Paulo: Um estilo de vida a serviço da evangelização."
O texto na íntegra, está na seção Formação.





Tivemos a oportunidade de refletir sobre a espiritualidade cristã como um processo de cristificação, ou seja, devemos deixar-nos conduzir pelo estilo de vida de Jesus. Não foi isto o que fez Paulo? Ele não se tornou um missionário após o episódio de Damasco?

O Papa Francisco tem insistido muito neste aspecto, de que a Igreja não olhe muito para dentro, mas que saia em missão, e anuncie Cristo onde Ele ainda não é conhecido, nem amado. A Igreja não é o sol, mas lua que se deixa iluminar pelo sol que é Cristo. Neste contexto, cabe ainda acrescentar, que este anúncio deve acontecer essencialmente com atos concretos que materializem o agir de Cristo.

Paulo acreditava em Deus, e no caminho de Damasco se conscientiza que esse Deus se manifesta na pessoa de Cristo, e de Cristo crucificado  Ele passa a seguir Jesus na radicalidade - que é seu estilo - e transmitindo a experiência vivida à partir deste encontro com Cristo. 

A comunicação só acontece quando há abertura entre quem comunica, e o objeto da comunicação. É necessária uma partilha, uma troca. Isto aconteceu de fato entre Cristo e Paulo.

Mas afinal, o que fazia de Paulo um grande comunicador?

- Ele tinha o conteúdo de uma experiência de Deus;
- Fazia de tudo para construir comunhão com aqueles a quem falava de Cristo;
- Comunicava-se com Deus pela oração;
- Trabalhava em grupo, com colaboradores;
- Insistia em suas cartas para que todos se dessem bem, que vivessem em paz e em  comunhão;
- Paulo enviava cartas quando não podia estar presente, ou seja, ele investia nas relações interpessoais;
- Ele respondia, através das cartas, também aos problemas cristãos que as comunidades tinham, de forma a aconselhar a comunidade a retomar a harmonia.

Paulo foi um homem profundamente transformado por Cristo, e que assumiu sua conversão dando-se de forma absoluta por causa do Evangelho.

Hoje, estamos muito envolvidos com a informação que acontece através dos vários instrumentos de mídia que a tecnologia desenvolve. Isto não significa, contudo, que estamos nos comunicando mais. Comunicar-se é muito mais que informar-se. Na comunicação existe, além de um emissor e um receptor, comunhão, troca, escuta, partilha.

Compreendamos então, seguindo o roteiro das Cartas de São Paulo, que a qualidade da comunicação repercute na qualidade das relações. Sigamos seu exemplo na busca desta comunhão em todos os nossos ambientes de convívio: igreja, família, trabalho, na vizinhança e assim por diante.

Ainda no sábado, tivemos após o retiro, a Primeira Profissão dos conselhos evangélicos de Paulo Henrique Andrade Araújo no Instituto São Gabriel Arcanjo (para rapazes). Veja algumas imagens na seção Álbum de Família.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário