segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mais que colaborador, corresponsável





Em agosto de 2012, o Papa Bento XVI, enviando mensagem à VI Assembléia Ordinária do Fórum Internacional da Ação Católica , colocou em evidência o Ano da Fé e a Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização.

Nesta mensagem ele afirmou: “A corresponsabilidade exige uma mudança de mentalidade no que diz respeito, especialmente, ao papel dos leigos na Igreja”, que não devem ser considerados apenas ‘colaboradores’ mas corresponsáveis do ser e do agir da Igreja ”, escreve.

Para que isto aconteça, o Papa afirmou ser necessária “a oração, o estudo, a participação ativa na vida eclesial, com um olhar atento e positivo em relação ao mundo, na continua busca dos sinais dos tempos”.

Os Institutos de Vida Secular Consagrada da Família Paulina são uma resposta concreta a esta colocação de Bento XVI. No olhar visionário de Pe. Alberione, ele previa a necessidade de leigos consagrados que pudessem atuar em todos os segmentos da sociedade, de forma a serem testemunhas corajosas do Evangelho, levando luz e esperança aos séculos vindouros tão conturbados.

Ingressar no Instituto Santa Família é optar pela decisão de sermos santos como casal, que consagrados a Deus devemos espelhar este modelo de vida orante, sacramental, de estudo constante, formação doutrinal contínua e de testemunho diário e alegre de que Jesus Mestre é Caminho, Verdade e Vida. 

Cada etapa que vai sendo vivida e construída na busca da disciplina e da perseverança , nos torna mais conscientes de que as palavras do Papa Emérito Bento XVI são fundamentais, no sentido de despertar para esta corresponsabilidade que precisa ser vivida na Igreja, em casa, no trabalho, e em sociedade.

Somos chamados a um constante aperfeiçoamento, tanto no que tange ao carisma Paulino, quanto ao caráter missionário desta vocação de vida secular consagrada leiga, que abre para nós perspectivas iluminadas, inusitadas e agraciadas pelo Espírito Santo, que nos conduzem à compreensão de que tudo passa, só Deus permanece, e é capaz de responder aos anseios mais profundos de nossas almas.

Na escuridão em que vivem tantos e tantas, somos chamados a “guiar ao encontro com Cristo, anunciando a sua mensagem de salvação com linguagem e modos compreensíveis ao nosso tempo, caracterizado por processos sociais e culturais em rápida transformação, é o grande desafio da nova evangelização”, segundo Bento XVI.

Com as mídias sempre mais rápidas, e com um espectro de ação cada vez maior, cabe-nos ouvir o apelo de Cristo : “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura”. (Mc 16,15)

Malu

Nenhum comentário:

Postar um comentário