segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Casa x lar


Nesta segunda semana deste mês vocacional, justamente pela comemoração do dia dos pais, a Igreja reza e reflete sobre a família. Muitos papas, tanto do século XX, quanto do XXI, têm insistido na importância da reconstrução do sentido de família, que vai muito além de uma residência onde habitam um casal e seus filhos.
Há uma canção de Burt Bacharat que diz que uma casa não é necessariamente um lar. Uma casa é um ambiente geográfico que contém uma estrutura que proporciona abrigo e alojamento às pessoas. Nada além... Já o lar é a primeira escola dos afetos, é o berço da vida humana, é o lugar onde nos formamos para podermos um dia formar... Um lar é o lugar que ocupa um espaço privilegiado em nossas vidas, pois vai determinar quase tudo em nosso futuro.

O lar é principalmente o lugar onde queremos estar quando algo nos ameaça ou quando estamos exaustos, porque lá nos refazemos.

O lar é o lugar onde se vive o sentido de família. Lá está a semente da qual nascerão outras famílias chamadas a construir um mundo melhor, fundamentado em valores que não se desgastam com o tempo. Lá as dificuldades e obstáculos são superados pela fé em Deus, com o qual perdura a aliança feita pelo esposo e a esposa. Lá também são superados, pela fidelidade aos compromissos assumidos, todas as dificuldades e desencontros, as perdas, e aquilo que não foi possível realizar.

Na loucura dos ritmos excessivos, onde o consumismo, a indiferença quanto à vida, o abandono, a solidão e o egoísmo acabam por minar os laços familiares, o verdadeiro lar é a referência segura de que o olhar d’Aquele que tudo sustenta e  providencia há de proteger e assegurar os passos dos esposos e dos filhos por onde quer caminhem.

Um lar é um lugar exigente que requer a doação de dias e noites de vigília e trabalho escondido, de gentilezas e sorrisos, de lágrimas e cansaço, de muitas segundas feiras por vezes frias e sem sol, que no entanto vão compondo o mosaico multicor da história de cada um de seus membros, construíndo o que chamamos de “minha história”.

Que eu e você saibamos nos doar pelas nossas famílias. Que Deus, que nos deu esta vocação, também nos sustente e nos confirme como defensores da família, da vida, de um futuro alicerçado no amor.

Malu

                                           Oração da Família

Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar. Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade. Ensinai-nos a viver a vossa Palavra e o vosso mandamento de amor, a exemplo da família de Nazaré. Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia. Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes. Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família. Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a vosso serviço. Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais. Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz em saber que aquilo que foi plantado com muito amor e dedicação ecoa dentro de você. Obrigada pelo apoio e estímulo participativo.

      Excluir