segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A necessidade de uma educação familiar para o uso e abuso dos meios de comunicação

Há uma preocupação geral, e mundial -  como vemos no artigo abaixo -  com os meios de comunicação social como agentes deformadores na educação das crianças e adolescentes muitos expostos a eles. Realmente é necessário critério e vigilância sobre programas de TV, sites da Internet, vídeos do YouTube e outros veículos de mídia, que despejam diariamente conteúdos violentos, eróticos, satânicos, de desvio comportamental como padrão de conduta, e outras tantas ameaças tanto à formação de jovens e crianças, quanto à sua segurança espiritual.
 
Na falta de tempo, ou da presença vigilante dos pais, é preciso oferecer outras formas de ocupação e companhia para os filhos. Vale à pena repensar as prioridades, no que tange ao futuro desta geração bombardeada pela informação sem filtro. As consequências podem ser trágicas a curto, ou longo prazo.


 


Por Don Mariusz Frukacz

Terminou ontem em Czestochowa, o workshop organizado pela revista católica "Niedzela", sobre os perigos presentes na mídia

CZESTOCHOWA, 29 de Outubro de 2013 (Zenit.org) - Como a mídia pode influenciar os usuários? Como os meios de comunicação representam a realidade? Como as mensagens da mídia influenciar o comportamento de crianças e jovens? Diante deste fenômeno, é necessário educação sobre a mídia por parte das famílias? Estas perguntas, da atualidade, foram temas do workshop sobre os meios de comunicação realizado ontem, segunda-feira (28), na sede do jornal católico "Niedziela” em Czestochowa.

As oficinas dirigidas a pais, professores e catequistas, foram conduzidas por Małgorzata Więczkowska, educadora, especialista em mídia e autora do site www.edukacjamedialna.pl

Na abertura do evento, Don Ireneusz Skubis, editor-chefe do "Niedzela", destacou que "a família, cuja missão é educar e ensinar, está agora ameaçada pelos meios de comunicação que 'invadem' as relações familiares.”

A Dra. Więczkowska apontou que os meios de comunicação " promovem uma cultura pop" e afetam todos os dias milhões de crianças e jovens que com estes "crescem e vivem”.

De acordo com a educadora, as crianças e os jovens recebem diariamente da mass media verdadeiras "ameaças espirituais", além de mensagens maliciosas sobre temas como sexualidade desviante, o mundo da magia, ocultismo, satanismo, e assim por diante.

"Muitas vezes - acrescentou - celebridades, artistas, cantores, utilizam e exibem publicamente símbolos satânicos ou pertencentes ao ocultismo por meio de gestos, objetos, roupas, mas também nas letras de suas canções, nos filmes, mesmo aqueles para crianças".

Więczkowska concluiu chamando a atenção para o processo de "cobertura da mídia sobre a vida familiar": "a maioria dos meios de comunicação já substituiu os pais na transmissão da cultura e do conhecimento do mundo para as crianças”. Neste contexto, é absolutamente necessário uma educação familiar para o uso e abuso dos meios de comunicação.

(Trad.:MEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário