quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Encontro com o Presidente do Conselho Pontifício da Família


Ontem, dia 05 de novembro, participamos do encontro com o Presidente do Pontifício Conselho da Família (Roma), Dom Vicenzo Paglia, que está visitando o Brasil.

O encontro aconteceu no auditório das Paulinas, na Vila Mariana, e foi acompanhado pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Participaram do encontro três bispos, sacerdotes interessados nas questões da família, agentes da Pastoral da Família, e ainda membros dos Focolares, da Canção Nova, dos Casais com Nossa Senhora, do Encontro de Casais com Cristo, dos Cursos de Noivos, e outros. Havia pessoas de Guarulhos, de São José dos Campos, de Itu, de Campinas, enfim, o auditório ficou repleto.

Dom Vicenzo esclareceu qual o propósito do Santo Padre ao instaurar um Sínodo  extraordinário dos Bispos - que acontecerá em outubro de 2014 - cujo enfoque será a família. Ele afirmou que a Igreja quer saber quais são os desafios da família no contexto da evangelização, e como dar uma resposta a estas questões tão urgentes dos nossos dias.

Ele falou sobre a família como a prioridade máxima, numa sociedade atual que abandonou os valores éticos e morais, o respeito pela vida, a consciência da importância do Sacramento do Matrimônio como agente santificador do casal, e princípio de um caminho de santidade para os filhos.

Suas palavras foram muito vezes interrompidas pelos aplausos de uma platéia em uníssono com suas colocações. Dom Vicenzo Paglia enalteceu as famílias que são movidas pelo amor a Deus e à Igreja, onde há uma real preocupação dos pais com o futuro espiritual de seus filhos, onde a doação e o serviço mútuos são vividos com a consciência do fim que é sempre Cristo.

Falando de questões espinhosas, Dom Vicenzo lembrou que aqueles que estão mais estruturados devem sair ao encontro dos que estão feridos pelas inúmeras situações que hoje afligem as famílias: o divórcio, as uniões irregulares e por isso frágeis, o abandono da paternidade que vulnerabiliza os filhos e as mães, a falta de “espírito de família” que isola os membros dentro de um mesmo teto, os meios de comunicação de massa que desconstroem sistematicamente os valores cristãos e familiares, o egoísmo e a indiferença que fecha os olhos dos mais abastados com relação aos mais necessitados, as uniões de pessoas do mesmo sexo, a idolatria do dinheiro e do prazer individual, o afastamento da Igreja por comodismo e descompromisso, e outras tantas que tornaram a família doente, e incapaz de exercer sua função de célula construtora de uma sociedade fraterna e justa.

Por fim Dom Vicenzo nos exortou a amarmos mais, a “arregaçarmos as mangas” e fazermos nossa parte, porque é assumindo nossa vocação com amor é que seremos santos. Precisamos resgatar o sentimento e a ação das famílias heróicas que avançam contra a corrente, e dão o testemunho alegre de fidelidade e perseverança à aliança feita com Deus no Sacramento do Matrimônio.

Malu e Eduardo - Instituto Santa Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário