segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mais dois olhos




O caminho para Cristo Mestre é um trajeto de despojamento.
Primeiro porque vamos compreendendo que quem determina o destino é o próprio Deus. Depois, porque as coisas vão acontecendo não segundo nossa vontade ou desejo, mas como a Divina Providência assim o determina.
 
Naturalmente, sempre temos a pretensão de achar que estamos conduzindo o barco da nossa vida, mas logo o leme se mostra rebelde e acaba nos levando para lugares que talvez jamais pensássemos em ir. Para essa situação há duas opções: ou você relaxa e deixa o Mestre tomar os remos, - e O ajuda a levar a embarcação a bom porto - ou se debate contra o Senhor de todos os mares, e acaba por navegar em condições desfavoráveis, por não conhecer completamente as correntes marítimas, ou quando as tempestades vão se precipitar sobre sua embarcação.
 
Quem viaja acompanhado tem a vantagem de contar com o auxílio de, pelo menos, mais dois olhos para vigiar sobre o caminho. E é isto que o Senhor nos oferece ao nos pedir lugar em nossa vida, em nossas escolhas, em nossos sonhos e projetos, certos de que Ele, que tudo sabe e tudo pode, estará sempre a favor daquilo que contribui para o nosso bem e salvação.
 
Somos pobres. Pobres mesmo! Somos tão pobres e iludidos a nosso respeito, que achamos que estamos bem sem Deus. Mas tudo não passa de uma tremenda escuridão. É a ilusão na escuridão. Tem coisa pior?
 
Jesus, ao contrário, é a luz, a sabedoria, a ciência, a força, o poder. Ele é Aquele que É. Nós somos aqueles que não são, mas que podem vir a ser, na medida em que participarmos da Sua vida.
 
A vida em Cristo, Divino Mestre, é fonte de paz, de certezas que vão se confirmando como luzes que norteiam nossos passos. Essas luzes nos vão sendo dadas aos poucos, porque Ele sabe que por nossa pobreza e escuridão, não suportamos muita luz de uma vez só. Ele nos ensina a paciência ao nos iluminar, conforme vamos buscando Sua presença e vontade. Ele não desperdiça energia, mas opera sempre no momento certo.
Há uma frase de nosso fundador que diz:
 
“O Senhor vai acendendo as lâmpadas diante de nós à medida que caminhamos e precisamos delas. Não as acende todas de uma vez, no começo, quando ainda não são necessárias; não desperdiça energia, mas a envia sempre no momento oportuno”.
(Carissimi in San Paolo, livro de anotações pessoais de Pe. Alberione de 1933 a 1969)
 
Ele está encerrado nos sacrários das igrejas emanando a luz que expulsa as trevas da nossa incapacidade, do nosso egoísmo, da nossa impaciência, do nosso desamor, da nossa ignorância a respeito do outro, do mal, e de tudo o que não é Ele.
 
Do sacrário Jesus quer iluminar e conduzir nossos passos na segurança do seu amor que se estende a todos.
Ao entrar numa igreja, procure-O! Não é necessário perguntar se Ele está, ou se pode atendê-lo, porque agora Ele já está à sua espera, para depositar em seu coração a paz e a luz que só podem vir Dele.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, entra no barco da nossa vida e toma à frente.
Este é o Teu lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário