quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Começamos uma vida nova




Se, estando o sol no céu, não o suportamos durante o verão, que aconteceria se ele descesse à Terra?
Se, estando Deus no céu havia aqui em baixo quem o amasse - um Abraão, que por amor d'Ele deixou a sua terra e vagueou como um cigano por regiões estranhas; um Isaías, um Jeremias, que foram mortos por pregar a verdade (cf. Hb 11,37), com um amor que tanto sofreu...
Se, estando outrora lá em cima , o Sol abrasava, o que não será agora que desceu e se colocou numa manjedoura, e passa frio... e,  quanto mais frio passa, mais eu me aqueço; e quanto mais incômodos sofre, mais eu descanso; e quanto mais Te vejo padecer por mim, Senhor, mais acredito que me amas!..
Comecemos uma vida nova, porque o Menino a começa.
Saístes, Senhor, do ventre de vossa Mãe, percorrendo o caminho como um gigante (Sl 18,6). Ides pelo caminho da humildade, da pobreza. Ides à corte para resolver os meus problemas. Quero ir convosco.
Que absurdo ver-Vos, meu Rei, no lugar mais desprezível, numa manjedoura, e eu a querer ser honrado!
Que absurdo ver-Vos pobre e eu querer ser rico!
Será possível que Deus chore pelos meus pecados e eu me sinta bem? Que trabalhe por mim e eu descanse?
Serei o vosso companheiro, Senhor. Quero ir convosco, pois ides para resolver os meus problemas.
Dou-Vos graças por terdes nascido. Dou-Vos graças por terdes preferido a manjedoura.
 
São João de Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário