segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Família de Nazaré


 
Na casa de Nazaré reinava uma bendita normalidade que a enriquecida a todos os instantes, pelo empenho fecundo de em tudo colocar o amor de Deus.
Entre os esposos José e Maria havia um carinho santo, um espírito de compreensão e serviço mútuos; atitudes que permitiram ao menino Jesus crescer num lar comum, mas perpassado de virtudes humanas que delineavam sua formação.
 
De Maria, Jesus aprendeu as primeiras palavras e as orações e os costumes hebreus, os limites, a educação elementar para a vida em sociedade, os ditos populares, a rotina do trabalho e da casa, e tudo o que uma criança absorve de sua mãe.
 
De José, Ele aprendeu o ofício da carpintaria, a serenidade nas adversidades, a constância no serviço a Deus e aos homens, a laboriosidade, o respeito e as atitudes dignas de um varão santo, e pai diligente.
 
A Sagrada Família é o modelo da santidade perfeita para todos quantos abraçam a vocação ao matrimônio. Os lares cristãos, se imitarem suas virtudes, serão lares luminosos e alegres, porque cada membro da família se esforçará em primeiro lugar por aprimorar seu relacionamento pessoal com o Senhor, procurando uma convivência cada dia mais amável com todos os da casa. É na família que se pratica por primeiro a obediência, a preocupação pelos outros, o sentido da responsabilidade, a compreensão e a ajuda mútuas...
 
Uma família unida a Cristo é uma "Igreja doméstica" ( Conc. Vat. II, Const Lumem gentium), uma escola do Evangelho, onde se aprende a olhar, a escutar, a meditar e a penetrar este estilo de vida de Jesus.
"Na Família, os pais devem ser para seus filhos os primeiros educadores da fé, mediante a Palavra e o exemplo" ( Conc. Vat. II, Const Lumem gentium). Isto cumpriu-se de maneira singularíssima no caso da Sagrada Família. Jesus aprendeu de seus pais o significado das coisas que o rodeavam.
 
A Festa da Sagrada Família, que é a festa titular de nosso Instituto, nos exorta a nos colocarmos em constante oração pelas famílias do mundo inteiro, pedindo a Deus que, seguindo o modelo da Família de Nazaré, possamos unir esforços em prol da família como a unidade geradora de homens e mulheres capazes de construir a civilização do amor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário