quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Deus que é Pai e Mãe falar-te-á


Pensei escrever-te uma carta sobre a Palavra de Deus, porque estou convencido que na nossa sociedade complexa esteja acontecendo algo semelhante a quanto vem descrito no livro do Profeta Amós: “Virão dias – diz o Senhor Deus – em que mandarei a fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de escutar a Palavra do Senhor” (8,11). Reconheço esta fome na necessidade de amor que está em cada um de nós, homens e mulheres deste tempo pós moderno, cada vez mais prisioneiros das nossas solidões.

Só um amor infinito pode acalmar a espera que arde dentro de nós: só Deus, que é Amor, pode dizer-nos que não estamos sós neste mundo e que nossa casa está na cidade celeste, onde não haverá mais dor nem morte. “Daquela cidade – escreve Agostinho – o Pai nos enviou cartas, fez-nos chegar as Escrituras, para que em nós se acenda o desejo de regressar a casa” (Comentário aos Salmos 64, 2-3).

Se perceberes que a Bíblia é esta “carta de Deus”, que fala mesmo ao teu coração, então te aproximarás a ela com a trepidação e o desejo com o qual o mente lê as palavras da pessoa amada. Então Deus, que é Pai e Mãe no amor, falar-te-á mesmo a ti, e a escuta fiel, inteligente, humilde e suplicada de quanto Ele te diz saciará aos poucos tua necessidade de luz, tua sede de amor. Aprender a escutar a voz que fala na Sagrada Escritura é aprender a amar: a Palavra de Deus é a boa nova contra a solidão! Por isso, a escuta das Escrituras é escuta que liberta e salva.

Dom Bruno Forte – Arcebispo de Rieti-Vasto

Neste trecho da Carta Pastoral para o ano de 2006/2007, Dom Bruno dá esta pincelada de esperança no olhar que devemos ter sobre a Palavra de Deus. Ela representa uma fonte que sacia nossa fome de amor, nossa sede de encontrarmos nela, as respostas para os anseios mais profundos de nosso coração. Deus não fala só através das belezas da natureza e da Criação, mas fala essencialmente na Palavra.

Temos que olhar para as Escrituras com a certeza que elas foram escritas para mim e para você. Tomar posse desta certeza faz toda a diferença. Quantas vezes precisamos de luz, de orientação, de um sentido para continuarmos nossa vida...

A Palavra de Deus, tão próxima de nós, contém aquilo que Deus quer nos dizer hoje e amanhã, gerando um verdadeiro relacionamento, onde na busca de respostas encontramos o próprio Deus.

Essa intimidade que vai se cristalizando como experiência de um encontro que acontece todos os dias é capaz de transformar nossas vidas. Assim, vamos tomando consciência de que quem está no comando de tudo é Deus, e a iniciativa do encontro é sempre Dele. Não percamos esta oportunidade de hoje falarmos com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário