quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Encontrar antes que deixar



"Lendo o terceiro capítulo da Carta de São Paulo aos Filipenses, vem-me à mente uma imagem: um homem caminha na noite em um bosque fechado à pequena luz de uma vela, pondo atenção a que não se apague. Caminhando, chega o amanhecer, surge o sol, a pequena luz da vela diminui, até que não lhe serve mais e a joga fora. A pequena luz vacilante era a sua própria justiça.
Um dia, na vida de Paulo, saiu o sol da justiça, Cristo Senhor, e desde aquele momento não quis outra luz a não ser a Sua". (Pe. Raniero Cantalamessa na 1ª pregação ao Papa por conta do Advento de 2008)

"Na verdade julgo como perda todas as coisas, em comparação com este bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele". ( Fl 3, 8-9)

Paulo afirma que Cristo supera em importância tudo o mais, que não Ele. Fica claro então, que o cristianismo é a religião que provém da graça de Deus, do imenso amor Daquele que toma todas as iniciativas no caminho do encontro com o homem, e com sua salvação.

No Antigo Testamento, converter-se significava voltar à Aliança violada pela penitência, e pela mudança no proceder moral. Agora, na Nova Aliança, Cristo propõe um "ir além disto", dar um salto adiante, entrar na Nova Aliança através do acolhimento do Reino pela fé. Converter-se é, em primeiro lugar, crer. E como temos dificuldade em crer... Outro dia ouvi a seguinte frase: "Fé é assim: primeiro você pisa, depois Deus põe o chão". (autor desconhecido)

Essa religião que brota como um dom, sem depender de nossos méritos, apoiando-se só no amor de Deus, é igual às crianças que se apoiam no amor de seus pais.

Para que possamos nos converter precisamos encontrar Cristo, fazer uma experiência pessoal desse amor infinito que nos busca por toda a vida. Ao nos deixarmos encontrar, passaremos a caminhar com Ele, que é o único capaz de extirpar nossas escuridões pessoais.

A conversão cristã consiste antes de tudo em aceitar Cristo, em voltar-se a Ele mediante a fé. Por isso é preciso primeiro um "encontrar" o autor do Reino, para depois deixarmos aquilo que não condiz com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário