sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Oração e trabalho


http://www.stpeterslist.com/wp-content/uploads/2012/12/Angelus-640x531.jpg

"Não há verdadeira oração, se também a mão não estiver de acordo. Oração, portanto, e trabalho. Trabalho que procede da oração.
A semente, para produzir frutos, em primeiro lugar deve ser boa, viva e vital; depois deve ser enterrada numa profundidade conveniente, para que as raízes possam absorver o alimento; e por cima se coloca terra boa, adubo e água...
O significado é claro: devemos viver e ser fontes de vida pela nossa santidade; ser profundamente humildes.
Se falam contra nós, se somos caluniados, se sofremos, até mesmo por causa de pessoas mais consideradas, esperemos na oração e doação generosa a intervenção de Deus...Nada nos deve parar...e esperemos! Até que o Senhor faça chegar a hora. O prêmio virá na vida futura, o paraíso, que é lindo e eterno".

Pe. Tiago Alberione  _ do livro "Pensamentos"

Quando recebemos o Sacramento do Batismo, abrem-se as portas das graças que poderão nos conduzir à santidade. A busca pela santidade não é facultativa, não é opcional, mas uma ordem a todo batizado: "Sede santos como o Pai é Santo". ( Mt 5,48)

Pe. Alberione, no seu pensamento acima, vem afirmar que a santidade só é possível com oração transformada em ação, e ação que procede da oração. Sim, porque entre a oração que vai se transformar em ação, podemos nos desvirtuar e acreditar que somos o máximo, que podemos muito bem conduzir nosso trajeto para a santidade. Quanta ilusão e insensatez...Somos servos inúteis, apenas cumprimos o nosso dever! (Lc 17,10) 

Utilizando a alegoria do semeador, Pe. Alberione quer dizer que precisamos passar por várias situações, nem sempre agradáveis, até que nossa oração se torne obra, e boa obra. Mesmo que incompreendida, se ela procede do nosso anseio pela santidade, já valeu. O fruto, os méritos, esses são de Deus. A nós cabe rezar e trabalhar, e que nada nos detenha, que nada impeça a vocação que foi escolhida para nós. Vale muito à pena. Vale à pena desde agora, porque Deus trabalha para quem trabalha por Ele, como diz o banner logo ali ao lado.

Esperemos tudo de Deus, mas operemos como se tudo dependesse de nós! Essa é a fórmula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário