segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vida consagrada potenciador da vida cristã

A vida consagrada é como um potenciador da vida cristã. Podemos potencializar a vida cristã, servindo aos mais necessitados, aos doentes, ou dedicando a vida à oração, rezando pela humanidade toda, certos de que esta oração tem o poder de transformar qualquer situação pelo poder de Deus.

Deus na sua bondade, para que o povo de Deus pudesse ser atuante, chamou pessoas que sinalizem aos demais a vocação de santidade a serviço do Reino de Deus. Jesus suscita pessoas a segui-Lo mais de perto para servir a toda Igreja como sinais dos grandes valores evangélicos.

O consagrado não é melhor que ninguém, mas tem uma missão especial. Há pessoas que podem ser muito melhores que nós, e alcançar uma santidade pessoal e potencializar a Igreja por dentro mais do que nós. No entanto somos chamados a ser parte visível na Igreja, dessa ação do Espírito Santo que faz que o sal seja sal, o fermento seja fermento, e a luz ilumine os demais cristãos e os grandes valores da vida cristã.

Vida consagrada não é uma categoria jurídica, e abarca vários tipos de vida: monástica, eremítica, os religiosos propriamente ditos, os Institutos de vida secular e as Sociedades de vida apostólica. Todos são consagrados, pessoas que estão se dedicando em sua totalidade a Deus e ao próximo de modo visível.

A vida consagrada é aquela imitação mais radical de Cristo; deixar-se possuir por Deus. Para o consagrado a pérola preciosa da vida é essa ligação existencial com Deus. O cerne da vida consagrada é essa amizade com Cristo, estar mais perto Dele e mais intimamente ligado a Ele. Lê-se no Evangelho: “Vem e segue-me”!

A vida consagrada, portanto, é aquela que está sob a ação interior do Pai pelo Espírito, ligada totalmente ao Filho.

A vida consagrada manifesta ao mundo que Cristo está tão presente que nos faz capazes desta entrega, que é a imitação mais real da vida de Cristo.

Nesta semana da vida consagrada rezemos pelas vocações. Precisamos que o Espírito Santo ilumine nossas famílias, de forma que surjam mais vocações à vida consagrada, tanto a religiosa quanto a secular. Peçamos ao Bom Mestre que Ele nos dê a perseverança em seu serviço e que sejamos cada vez mais, um outro Cristo para o irmão.

Reflexão baseada em texto do livro “Jesus Cristo: luz da vida consagrada.”  
Dom Luciano Mendes de Almeida, sj

Nenhum comentário:

Postar um comentário