sábado, 3 de janeiro de 2015

O Deus de todos


Epifania é uma palavra grega que quer dizer “manifestação”. Deus pretendia nesse dia ao fazer-se homem manifestar-se como salvador dos homens. E fez isso por ordem. Primeiro se manifestou aos judeus, na pessoa dos pastores. Depois, hoje, aos pagãos. O que nos pede? Fé. Com a fé, adoraremos nessa carne mortal o Verbo de Deus. Com a fé, na sua infância descobriremos a sabedoria. Com a fé, nas suas faixas veremos o Rei dos reis. E com a fé, na sua realidade de homem o Senhor da glória.

Vejamos agora os Magos, que se colocaram em caminho para adorar Jesus. Viram uma estrela, linguagem comum para eles. Puseram-se em caminho motivados pela fé e pela fome de Deus e de repostas transcendentes. Sortearam as dificuldades com a vontade. E chegaram à cova de Belém. E ali entraram, e encontraram Jesus, Maria e José. Prostraram-se diante do Menino Deus e lhe ofereceram os seus presentes: ouro por ser Rei, incenso por ser Deus e mirra por ser Homem. 

Portanto, rei dos judeus, rei de todos. Messias para os judeus, messias para todos. Salvador dos judeus, salvador do mundo. Deus dos judeus, Deus de todos e para todos. Epifania: Fim do exclusivismo judeu. Deus, portanto, igualmente de amancebados, santos ou canalhas, ignorantes, exploradores e explorados, trapaceiros e prostitutas, ciganos e paios, terroristas e guardas, ditadores e democratas, russos e americanos... Deus é exclusiva de ninguém, nem sequer da Igreja. Isto é e significa Epifania. Obrigado, Senhor, porque de pagão me fizestes cristão!
 
Finalmente, o que aprender desta festa? Com perigos, sem perigos e apesar dos perigos, o homem -igual que os Magos- tem que ir ao encontro de Deus e que, que o busca, com estrela ou sem estrela, o encontra-entre outras coisas porque Deus é mais íntimo ao homem que o homem mesmo. E essa é a mensagem soberana da Epifania ou apresentação de Jesus na sociedade pagã ou natal dos pagãos. Assim como o do 24 foi o Natal dos judeus. Que pena que Herodes, pagão, não quis entrar na festa do Natal, e preferiu viver e morrer pagão. Mas que conste que Cristo veio também para ele. Pagãos todos, vinde correndo a Belém, pois hoje é o dia da vossa festa e vos espera o vosso Salvador e Senhor para vos abrir o seu coração cheio de ternura e misericórdia! 

Para refletir: Sei descobrir as “estrelas” que Deus me mando para colocar-me em caminho a Cristo e me encontrar com Ele? Diante das dificuldades do caminho, o que faço: dou meio volta ou continuo, renovando a minha fé e a minha esperança? E ao chegar diante de Cristo, sou generoso para dar o melhor que tenho e sou, ou só dou as sobras? Ajudo os “pagãos” e os levo até Jesus?

Para rezar: Jesus, trago-vos o meu ouro, pois sois o meu rei. Trago-vos o meu incenso para oferecê-lo em sacrifício cheiroso da minha vida. Trago-vos a minha mirra para embalsamar o meu corpo junto com o vosso na espera da ressurreição.

Pe. Antonio Rivero, L.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário