domingo, 22 de fevereiro de 2015

I Domingo da Quaresma: o deserto


A liturgia deste I Domingo da Quaresma, nos apresenta Jesus no deserto. São Marcos em seu Evangelho ( Mc 1, 12-15) afirma que o Espírito Santo levou Jesus para o deserto. 

Há um fato aqui muito importante que nem sempre é considerado: Jesus é obediente às moções do Espírito. Logo após o seu batismo ele se retira para o deserto a fim de, no jejum e na oração, preparar-se para a missão que lhe confiara seu Pai. Esta missão está presente também na vida oculta em Nazaré, ela faz parte deste "esquecimento" em que Jesus é mergulhado ao viver seus trinta primeiros anos inserido numa vida comum.

O Espírito o inspira a retirar-se em oração e jejum, porque existe a necessidade deste isolamento penitente que abre os sentidos para a inadiável e imperiosa missão a ser cumprida, e para as tentações que sofreria.

O jejum tem esse efeito, ele desperta para o essencial. Trazendo à tona a necessidade de suprir as necessidades básicas, o jejum torna real nossa debilidade e também a necessidade de estarmos em sintonia com os irmãos, e com Aquele que nos criou. 

Não somos nada. Dependemos da chuva para termos água e sobrevivermos. Precisamos de água para termos alimento e sobrevivermos. Dependemos da água para tantas coisas fundamentais que conservam nossa vida. E, contudo, em meio a esta crise hídrica pela qual passa a região sudeste brasileira, não nos vem ao pensamento o que passam nossos irmãos nordestinos há décadas? Não foi a eminência da falta de água que nos relembrou que existem brasileiros que enfrentam este drama todos os dias? Essa é a mesma questão do jejum, ao nos faltar o básico, nos abrimos para as soluções comunitárias, nos lembramos de que precisamos ser mais fraternos e cooperativos para os que enfrentam as mesmas dificuldades que nós...

O Espírito levou Jesus para o deserto. Ele ali o conduziu para prepará-lo para a missão.

Na história de cada um há um plano de fundo que define a existência, mesmo que não tenhamos consciência disto. A que viemos? Para onde vamos? Até quando estaremos por aqui? O Espírito Santo, que também nos foi dado em nosso batismo, está sussurrando dentro de nós que precisamos, neste tempo da quaresma e sempre, nos retirarmos para o deserto do coração, lá onde estamos despidos de toda máscara. Lá, nos aguarda a Presença, a Verdade, o Deus Santo, Forte e Imortal. 

É preciso que criemos o hábito de abrir sempre um espaço, para estarmos a sós com Deus. Se assim não for, como aprenderemos a de imitá-Lo, para sermos santos como Ele é santo?

O Espírito está esperando a chance de nos conduzir para o deserto da presença de Deus. Ele aguarda que nos decidamos a lhe dar a dianteira em nosso caminho de vida. Só assim estaremos mais aptos a vencer as tentações, a nos convertermos, e a crermos no Evangelho.

ISF

Nenhum comentário:

Postar um comentário