segunda-feira, 29 de junho de 2015

A emoção de ter sido escolhido

  

Neste Ano da Vida Consagrada que estamos vivendo, hoje nos dedicaremos à reflexão do início de toda a vida consagrada: a vocação. E vamos fazê-la, olhando-nos no espelho de nosso pai São Paulo; aproveitando as conclusões oportunas em sua forma, resposta e frutos dessa vocação paulina.

Paulo fala repetidas vezes desse acontecimento memorável de sua vida: ter sido escolhido por Deus; e se recorda da graça de sua vocação especial. Na Carta aos Romanos, e de uma forma parecida em outras epístolas, Paulo se apresenta como "apóstolo reservado para anunciar o Evangelho de Deus".
(Rm 1,1)

Paulo pensa na vocação quando diz: "E por último de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. mas pela graça de Deus, sou o que sou". (I Cor 15, 8-10)

Com igual emoção na Carta aos Gálatas ( Gal 1, 13ss) fala daquela hora inesquecível: "Certamente ouvistes falar de como outrora eu vivia no judaísmo; com que excesso perseguia a Igreja de Deus e a assolava... Mas quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça, para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu o tornasse conhecido entre os gentios, imediatamente sem consultar a ninguém, sem ir a Jerusalém para ver os que eram apóstolos antes de mim, parti para a Arábia: de lá regressei a Damasco". E na Carta aos Efésios resplandece a hora de Damasco quando se diz: "A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, me coube a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo". ( Ef 3,8) E se poderiam agregar muitas outras citações das epístolas para saber com que emoção Paulo se recorda daquela hora.


Não faz muito tempo, em uma de suas audiências gerais que o Papa Francisco celebra na Praça de São Pedro, com sua natural espontaneidade lançou esta pergunta a quantos o escutavam: "Quantos de vós se recordam do dia do vosso batismo?...Pois tratem de sabê-lo, porque neste dia fostes feitos filhos de Deus"!

Celebramos o dia de nosso nascimento na vida natural (dia do nosso aniversário). Mas é importante celebramos o dia do nosso nascimento como filhos de Deus. Para os consagrados deveria ser um encontro excepcional e indelével, o dia em que nos sentimos chamados à nos consagrar totalmente a Deus. Nesse dia começou nossa história de amor!

Não esqueçamos que o segredo de toda vocação - chamado - está na capacidade e alegria de distinguir, escutar, e seguir a voz de Deus que fala no silêncio exterior, sobre todo o interior. E isto é válido para toda a vida posterior dos consagrados. Aprender a escutar essa voz e segui-la com generosidade, sem ter medo do que Ele possa pedir-nos ou insinuar-nos, porque sabemos que tendo a Deus em nós, nada é impossível, e tudo poderemos! " Sem mim nada podeis fazer" ( Jo 15,5), diz o Senhor. E São Paulo nos alenta: " Tudo posso naquele que me fortalece". ( Fl 4,13)

José Lozano - membro do Instituto Santa Família da Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário